Com surto em empresa, Paranavaí já está com UTIs de Covid-19 cheias

A reunião do COE (Comitê de Operação Emergencial) na manhã de segunda-feira (13) teve uma atualização da situação de Paranavaí sobre os casos do novo Coronavírus (Covid-19). Com um surto recente em uma grande empresa da cidade, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Santa Casa já estão cheias. A reportagem apurou, junto a órgãos oficiais, que o surto ocorreu no abatedouro do grupo GT Foods.

“Fizemos um trabalho para destinar uma ala específica para atender pacientes de Covid-19. Porém, com o surto de casos em uma empresa, rapidamente os leitos de UTI foram preenchidos. Hoje, a Santa Casa está fazendo o que está ao seu alcance, pedindo auxílio aos municípios da região para utilização de respiradores. Estamos em uma situação difícil”, lamenta a secretária de Saúde, Andreia Vilar.

A Santa Casa de Paranavaí é o único hospital de referência para tratamento de casos do Covid-19 na região da Amunpar (28 municípios da região Noroeste do Paraná). “Recebemos um sinal de que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iria repassar 10 leitos de UTI com respiradores para a Santa Casa, mas até agora não recebemos. Neste momento, são leitos essenciais para tratarmos nossos pacientes e conseguirmos salvar vidas. Se os leitos e equipamentos não chegarem logo, podemos enfrentar uma grande dificuldade”, disse o prefeito KIQ.

Além das UTIs, a Santa Casa também possui 20 leitos de enfermaria para casos de Covid-19. Quatro pacientes já estão internados e sob vigilância médica na enfermaria. Apenas os pacientes de status moderado podem ficar na enfermaria.

*Com informações da Prefeitura de Paranavaí e da página Paranavaí Urgente