06 / 05 / 2012

Há exatos 13 anos um sonho de infância se tornava realidade. Circulou naquela data a primeira edição impressa do Jornal Agora. Lembro-me como se fosse hoje, a edição distribuída durante o desfile do aniversário de Mandaguari, na Avenida Amazonas.

Meses depois entrou no ar a Agora FM, substituindo a Liberdade FM, e em paralelo, o Portal Agora, substituindo o Guairaca.net, que pude dar a largada meses antes.

Houve muita resistência, muitos ataques, mas também uma aceitação enorme da nossa comunidade, tanto que aquele projeto, hoje lidera a audiência local em mídia, graças a confiança de população e anunciantes.

Nessa quase uma década e meia, muita coisa ocorreu, e a história de Mandaguari passou por aqui, contada cotidianamente, dia após dia. Atravessamos quatro eleições municipais, tragédias, alegrias e conquistas.

O movimento Tarifa Zero foi imortalizado nestas páginas. Fundamental na narrativa do processo e arma poderosa voltada a favor da população, este impresso se tornou ferramenta essencial pelo bem comum, unindo uma cidade em torno de uma causa.

Erramos também, e não foi pouco. Muitas correções e erratas foram feitas nesse período, muitas críticas nos foram direcionadas, e com eles aprendemos e nos aperfeiçoamos em todos esses anos.

Desde 2012 o mundo e a mídia se transformaram. As redes sociais ganham cada dia mais a atenção das pessoas, e essa adaptação foi necessária. Inicialmente mensal e posteriormente semanal, o jornal impresso voltou a ser mensal, e a velocidade da internet nos obrigou a aprimorar e acelerar a cobertura dos fatos. A instantaneidade dos grupos de whatsapp nos arrastaram também para essa importante ferramenta de comunicação.

Os próximos anos também serão de muitos desafios, talvez ainda maiores que os vividos atualmente. Estamos preparados para isso. Mudanças serão necessárias, mas a paixão pela comunicação vai nos guiar para exercer o mesmo lema que utilizamos nos dias atuais: compromisso com a comunidade.