Mandaguari

Mandaguari mantém comércio em meio período na próxima semana

Município ainda estuda medidas para que decreto seja seguido à risca e aglomerações sejam evitadas

A Prefeitura de Mandaguari vai manter a abertura do comércio em meio período na próxima semana. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, a tendência é de que o horário permaneça o mesmo do decreto publicado no começo desta semana, ou seja, lojas abertas das 11h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira, e atendimento das 9h às 13h no sábado.

Somente setores considerados essenciais, como mercados, poderão atender em horário maior com atendimento ao público, das 9h às 20h. E aos domingos, somente postos de combustíveis, farmácias e estabelecimentos por delivery poderão funcionar.

Filas preocupam

Um ponto que tem gerado preocupação é a formação de filas em frente aos estabelecimentos. A recomendação é de que, caso haja filas, os comerciantes tentem organizar para que haja distância mínima de dois metros de pessoa para pessoa.

A orientação é para que vá apenas uma pessoa de cada família por vez ao comércio, pois, cena comum na última semana foi ver idosos e crianças nas filas em frente às lojas. O município ainda estuda medidas para que o decreto seja seguido à risca e moradores evitem aglomerações.

Equipamentos de proteção

Outro ponto acompanhado de perto pelo município é o fornecimento obrigatório de equipamentos de proteção como máscaras e luvas para funcionários, bem como disponibilidade de álcool gel para colaboradores e clientes. A medida obrigatória vale para todas as empresas em atividade em Mandaguari, ou seja, tanto comércio quando indústria.

Alvará suspenso

Em um primeiro momento, a fiscalização tem agido de forma a orientar estabelecimentos. No entanto, quem for flagrado desrespeitando as medidas determinadas pelo município pode ter o alvará suspenso e será obrigado a fechar as portas em definitivo.

Decreto

Enquanto um novo decreto não é publicado, continua em vigor o da última segunda-feira (6). Leia o documento na íntegra, clicando aqui.