Região

Governo do Paraná anuncia R$ 21 milhões para Jandaia do Sul

Recursos serão destinados a obras e projeto de habitação no município

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve em Jandaia do Sul na manhã desta quinta-feira (28) para anunciar o maior investimento da história do município em diversas áreas.
São mais de R$ 21 milhões aplicados em benfeitorias nas mais diversas áreas do município como: Complexo Esportivo da Estação Ferroviária, Pronto Atendimento Municipal (PAM), aquisição de equipamentos para saúde, convênio com o Instituto Nossa Senhora de Fátima, responsável pelo Hospital Nossa Senhora de Fátima, que passa a atender pelo SUS. Também a entrega de uma viatura para o 10º Batalhão da Polícia Militar, o anuncio de liberação de recursos para sinalização viária da cidade, além de dois ônibus destinados à APAE e departamento de Saúde. E pela Sanepar foi entregue a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, totalizando mais de 65 mil metros de rede, estações elevatórias e uma estação de tratamento. Com isso passa a atender 80% da população com rede de esgoto.


Programas piloto
Foram anunciados durante o evento dois programas pilotos do Governo do Estado em parceria com a Cohapar. O programa Viver Mais Paraná, que tem por objetivo atender o público idoso, com a construção de condomínios, onde os beneficiários poderão desfrutar de um local digno, salubre e dotado de cuidados compatíveis com as necessidades. Os espaços contarão com infraestrutura completa, horta, salão de festas, academia do ar livre, pista de caminhada e quiosques próprios para o lazer. E ainda ambulatório para atendimentos médicos básicos aos residentes, segurança e administração. 
Outro programa, também em parceria com a Cohapar é o programa Vida Nova, que prevê a construção de 75 moradias para o restante da realocação das famílias que estão em situação de risco e irregulares na Vila Santo Antônio. O governador destacou que a construção de casas faz com que Jandaia seja pioneira no projeto Vida Nova, que será estendido a todo o Estado, com previsão de construir 87 mil moradias.  “Começamos por Jandaia do Sul, com o atendimento de 75 famílias, mas o objetivo é expandir para todo o Paraná. Queremos fazer um grande programa para tirar famílias de áreas de risco e colocar em local decente, adequado, para que elas possam ter qualidade de vida”, afirmou Ratinho Junior.
O local será transformado em um Parque Ambiental, já previsto em projeto.

Ditão destaca investimento
Para o prefeito Ditão Pupio, o governo do Paraná tem olhado com carinho para Jandaia, onde o executivo municipal tem portas abertas. “Para nós é uma grande honra receber um investimento grandioso como esse do Estado. Um momento histórico para Jandaia do Sul, pois nunca houve um investimento nesse porte na história. São obras que vão beneficiar todos os jandaienses e também contribuem com o desenvolvimento da região”, ressalta.

Autoridades
O evento de liberação de recursos realizado no Centro de Convivência do Idoso contou com a presença de autoridades como os deputados Dr. Batista, Soldado Adriano José e Delegado Jacovós, secretários de governo e órgãos estaduais, além de prefeitos do Vale do Ivaí e cidades da região. Também se fizeram presentes os chefes de departamento e vereadores de Jandaia do Sul.