Emissão de RG somente em casos de urgência comprovada

Por conta da pandemia de coronavírus, o atendimento para a emissão de RG (Carteira de Identidade), somente será feito para quem comprovar urgência, tais como atestados médicos, autorização judicial ou proposta de emprego (com carta do empregador). Idosos e crianças não serão atendidos, somente os casos comprovados de urgência.

A informação é do Instituo de identificação do Paraná (IIPR), órgão liga à Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária. Em Mandaguari, o setor de identificação funciona anexo à agência do Trabalhador, que está ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo.

“Recebemos está determinação do Instituto de Identificação do Paraná, que restringiu o atendimento somente no casos de urgência, mesmo porque o município somente cede local e a servidora para prestar o serviço à população, mas que tem que atender às orientações do órgão estadual”, explica o secretário do desenvolvimento Econômico do município, Paulo Conte.

O delegado Marcus Michelotto, Diretor do IIPR orienta, “as pessoas que não têm urgência para ter a Carteira de Identidade, não procurem os postos de identificação nesse momento, até que novas diretrizes do Ministério da Saúde sejam prescritas a respeito dessa situação divulgada pela OMS”.

SEGUNDA VIA ONLINE – Para solicitar a 2ª Via Rápida, basta acessar o site do instituto (http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/). O processo á rápido e fácil. Primeiro, insira o número do seu RG e você será informado se pode solicitar a 2ª Via Rápida, sem necessidade de reapresentar seus documentos. Isto é possível para quem já teve seus dados digitalizados no IIPR ou no Detran/PR.  A emissão será feita com base nas informações (foto, assinatura e impressão digital) já registradas no banco de dados do estado.