Vereadores apresentam dez requerimentos em reunião que marcou retomada de sessões da Câmara em Mandaguari

Na sessão ordinária da última segunda-feira (27), os vereadores de Mandaguari cobraram uma série de medidas para o combate à pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, dez indicações e requerimentos foram apresentados e aprovados em plenário.

O presidente da Câmara, vereador Hudson Guimarães, solicitou informações sobre a organização da Secretaria de Educação. Ele cobrou dados sobre o planejamento escolar e a situação dos professores que têm período suplementar e estão sem receber. “Dezenas de professores que são concursados para meio período atuam em carga horária dobrada e, neste momento, tiveram parte do salário cortada. Isso precisa ser revisto, porque eles estão à disposição do município e irão repor os conteúdos depois”, explicou Guimarães.

A questão do pagamento do salário dos profissionais do Magistério também foi uma preocupação e uma cobrança feita na ocasião pelo vereador Eron Barbiero. O parlamentar questionou, também, sobre o que tem sido feito com a merenda escolar neste período. “Muitas crianças dependem da alimentação que é servida nas escolas e, com as instituições fechadas, não estão se alimentando direito”, comentou Barbiero.

Além disso, os dois vereadores fizeram pedidos para que seja criada uma gratificação aos profissionais que estão na linha de frente, como os da Saúde e da Limpeza Urbana, o que seria uma maneira de valorizá-los pelo trabalho desempenhado.

SAMU

Também preocupada com a situação da Saúde, a vereadora Márcia Serafini solicitou informações sobre a destinação de recursos ao Samu. “Recentemente, nós aprovamos quase R$ 500 mil para o consórcio da Amusep. É fundamental que uma parte disso vá para o Serviço de Urgência”, destacou. A parlamentar sugeriu, também, que os recursos economizados pela Câmara sejam investidos no combate à Covide-19.

DENGUE

Além da preocupação com a nova pandemia, o presidente Hudson Guimarães pediu ao prefeito que crie uma lei de prevenção à Dengue e outras doenças causadas pelo Aedes Aegypti, que também têm gerado preocupação à população.

COLETA SELETIVA  

Para incentivar e facilitar a coleta de materiais recicláveis e todo o trabalho dos catadores,o vereador Luiz Carlos Garcia sugeriu a disponibilização de embalagens do tipo saco verde para os munícipes. A medida será avaliada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo.

DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL

Na mesma sessão, o vereador Sebastião Alexandre solicitou a construção de calçadas nos dois lados da Rua José Sofia; recape asfáltico no Conjunto Residencial Ernesto Trolezzi; e via de mão dupla na marginal onde está localizada a sede do Corpo de Bombeiros.

Além das propostas dos vereadores, outros 14 projetos de lei, que ainda não estavam em última votação, foram apreciados pelos parlamentares.