Um olhar sobre a Feira do Produtor de Mandaguari

A Feira do Produtor é um importante espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Espaço de socialização, faz parte da identidade cultural do município, movimenta a economia de Mandaguari, além de fixar as famílias no campo.

Ir à feira nos dias de hoje é muito mais que uma simples passada rápida pra comprar verduras ou frutas. Em uma caminhada pelas feiras, o consumidor vai encontrar desde os tradicionais produtos, eletrônicos, verduras e legumes fatiados e cortados, pães, bolos, queijos e as concorridas barracas do pastel e do espetinho.

Hoje, em Mandaguari, a Feira do Produtor cresceu, e foi dividida para ocorrer todos os dias da semana, em bairros e na área central do município. É coordenada por uma associação de produtores, que vem trabalhando para que melhorias sejam implantadas para atender o consumidor, que está mais exigente e fica sempre de olho na qualidade e na procedência dos produtos.

Conforme João Batista Conte que é o coordenador, essa associação formada pelos feirantes existe desde ano de 2017. Conte relata que desde o seu inicio a associação vem implantando melhorias como padronização das bancas, etiquetação e diversificação de produtos por exemplo.

Ainda segundo o coordenador existem pouco mais de 100 feirantes trabalhando nas sete feiras do produtor de Mandaguari, e um dos principais problemas encontrados hoje é a falta de espaço para novos agricultores. João Batista conta que para algumas feiras existe uma fila de espera.

Feirante há 20 anos, José Roberto do Nascimento vê a feira como uma ferramenta na luta contra o desemprego, onde o produtor pode vender direto para o consumidor, com isso garantindo sua permanência no campo em condições dignas. “Aqui o consumidor vai encontrar os produtos fresquinhos e de qualidade, sem aquela grande quantidade de agrotóxicos além daquela proximidade como o seu cliente”, conclui.

Consumidores

Se para o produtor a feirinha pode ser a principal fonte de renda, para o consumidor ela tem vários significados. A leitora Suellen Passos, por exemplo, relata à reportagem que frequenta as feiras locais desde criança, principalmente pela variedade de produtos. “Sem contar que na feira encontramos muitos conhecidos, sendo assim, é um ambiente divertido e agradável”, detalha.

Já Maria Marta Souza destaca a frequência das feiras como ponto positivo. “Eu amo ir à feira! Há um tempo, a feira era só aos domingos e era lá na praça independência, mas aí os anos vão passando e agora temos feira todos os dias e em vários locais não só em um ponto. Isso dá oportunidade para todos os munícipes ir à feira”, ressalta.

Economia

Os produtores preferem não divulgar números oficiais, mas garantem que as feirinhas contribuem com uma parcela significativa para a economia do município. “Isso pode ser comprovado pela qualidade de vida dos feirantes, que melhorou muito nos últimos anos. É claro que nada veio de graça, tudo é fruto de muito trabalho, e nos esforçamos muito para que isso aconteça”, conclui João Batista Conte.

Confira onde acontecem as feiras em Mandaguari

Segunda-feira – Rua Amélia Lisboa Crispim (Cinco Conjuntos) – 16 às 21 horas

Terça-feira – Avenida da Paz (Praça Bom Pastor) – 16 às 21 horas

Quarta-feira – Avenida Marcos Dias (Fafiman/Jardim Boa Vista) – 16 às 22 horas

Quinta-feira – Rua José Ferreira (Praça Independência) – 16 às 21 horas

Sexta-feira – Rua Tadashi Utiume (Jardim Progresso) – 15h30 às 20h30

Sábado – Rua Rui Barbosa (Bom Pastor) – 7 às 13 horas

Domingo – Rua Guaircá (Prefeitura/Praça dos Três Poderes) – 4 às 13 horas

*Reportagem publicada na 333ª edição do Jornal Agora