Turismo rural: propriedade é destaque na criação de aves

Reportagem publicada na 385ª edição do Jornal Agora

O turismo rural é uma boa forma para entrar em contato com a natureza, para se desligar do corre-corre do dia-a-dia. Para quem gosta de viver novas experiências, o campo pode ser uma ótima alternativa.

Atualmente o turismo rural em Mandaguari vem ganhando adeptos. Já se tornou corriqueiro ver os praticantes do pedal nas estradas rurais do município, e aos poucos outras pessoas e famílias tem procurados visitar propriedades que estão preparadas a receber esse público.

Foto: Rogério Curiel/Agora Comunicação

Uma dessa opções é o Rancho Santa Helena, que fica no KM 4 da Estrada Dourado. A propriedade possui uma área de pouco mais de dois alqueires e está há praticamente 70 anos na família de José Garcia Fernandes, que toca o sitio junto com os filhos, Fernando, Leandro e Rodrigo.

O foco é a criação de aves ornamentais para venda. No total são pouco mais de 60 espécies distribuídas em viveiros pela propriedade. O local começou a receber visitas há pouco tempo, após ser incluído no mapa do turismo rural de Mandaguari.

A visitação é aberta aos finais de semana. O público é acompanhado por um dos proprietários, que vai apresentando cada uma das aves que fazem parte do plantel do sitio. Dentre as atrações estão o Pavão Verde Java e um casal de Cisne Negro, consideradas as mais exóticas criadas no local, além dos faisões, patos, galináceos, pombos entre outros.

Os visitantes geralmente são famílias inteiras, principalmente com crianças, o que possibilita aos mais novos ter esse contato com as aves, cães e mini cabritos. Conforme informado por Leandro, um dos responsáveis de receber o público, a média de visitantes é em torno de 100 pessoas por final de semana, e segundo ele há algumas pessoas que frequentam a propriedade semanalmente desde que foi aberta para visitação.

Leandro conta que a criação de aves ornamentais começou como um hobby, e hoje há compradores em quase todas as cidades da região e nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Na questão das visitas, que são gratuitas, Leandro ressalta que é algo muito recente, que aos poucos eles estão fazendo melhorias para receber os visitantes no local. O Rancho Santa Helena tem uma parceria com a Cafeeira Bela Esperança, que fornece um cafezinho para as pessoas. “A visita se torna um incentivo para que outras pessoas possam saber e depois também vire uma venda”, ressalta Leandro.

Serviço

As visitas podem ser agendas pelos números de telefone (44) 99825-6385 e (44) 9877-8334.

Saiba como entrar no mapa do turismo rural em Mandaguari

O Jornal Agora entrou em contato com a assessoria de impressa do município, perguntando sobre os critérios que são adotados para que uma propriedade possa ser incluída no mapa do turismo rural de Mandaguari. Até o momento eis propriedades privadas estão cadastradas no mapa. O número não contabiliza pontos como cachoeiras e capelas rurais.

Segundo o município é verificado se a propriedade desenvolve uma atividade econômica inserida e relacionada ao Turismo, independentemente de ser formal ou informal, e a uma orientação para que se formalize. Isso porque o Turismo está relacionado ao exercício de atividades que atraiam pessoas de outras localidades e gerem movimentação econômica, trabalho, emprego, renda e receitas públicas na localidade onde é executada tal atividade. Quanto ao enquadramento no Turismo Rural, é necessário que a propriedade esteja na zona rural do município ou, ainda que esteja na zona urbana, tenha características rurais e, justamente por isso, execute atividades desse âmbito.

Os proprietários recebem orientação técnica e o contato direto com a Paraná Turismo, órgão estadual de Turismo, sobre as atividades desempenhadas e as possibilidades de execução de novas atividades. Além disso, informativos sobre as oportunidades de crédito financeiro disponibilizadas pela Fomento Paraná, que podem ser obtidas na Sala do Empreendedor anexa à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, no Paço Municipal -Avenida Amazonas, 500, Centro.