“Semana D” da frequência escolar
Representante do Núcleo Estadual de Ensino em Mandaguari, fala sobre a necessidade da frequência escolar
O Programa Show da Manhã, da Agora FM, recebeu no final da semana passada a representante do Núcleo Estadual de Ensino em Mandaguari, Tatiana Araújo Batista, que falou sobre a necessidade da frequência escolar como alicerce para uma educação de qualidade. A conversa, abordou não apenas a chamada “Semana D”, mas um panorama das políticas educacionais aplicadas hoje no município e na região.
Tatiana destacou que o Governo do Paraná tem intensificado esforços para garantir não só a matrícula, mas principalmente a presença do aluno em sala de aula. “Educação boa é educação para quem frequenta a escola”, frisou. Com novas diretrizes como o georreferenciamento para matrícula, priorizando vagas conforme o endereço do aluno, o foco tem sido reduzir as faltas e reforçar o compromisso família-escola.
A entrevista também abriu espaço para o impacto de programas como o Pé-de-Meia, do Governo Federal, e o Jovem Aprendiz. “Essas ações não são apenas incentivos econômicos, são estratégias para criar vínculo e perspectiva para o jovem. Quem frequenta e se dedica está, inclusive, mais próximo de oportunidades em universidades públicas ou programas de intercâmbio”, lembrou Tatiana.
Outro ponto alto da conversa foi o reconhecimento do trabalho das diretoras das escolas estaduais do município, como Claudiane Figueiredo (Gori), Thelma Monecata (Cívico Militar), Tânia Sotti (Vera Cruz) e Sílvia Peloso (Ceebja). “Temos aqui uma rede sólida, com mais de 2 mil alunos só nas escolas estaduais. E o mais bonito é ver o esforço coletivo, de gestores, professores, famílias e da rede de proteção social para garantir que o aluno esteja na escola”, pontuou.
A Semana D, segundo a representante, é um momento simbólico de reforço a esse compromisso. A ação mobiliza escolas, pais, responsáveis e órgãos de apoio para chamar de volta os estudantes que, por motivos diversos, estão se afastando da rotina escolar.
“A escola sozinha não dá conta. E a família, sozinha, também não. Educação é uma construção coletiva. É, mais do que direito, um compromisso com o futuro”, finalizou Tatiana.