Secretaria de Agricultura de Mandaguari completa sete anos de atividades
Em 2020, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Mandaguari completa sete anos de existência. Em material enviado à imprensa da região, a Prefeitura de Mandaguari faz balanço positivo da pasta e afirma que a secretaria prossegue realizando intensos trabalhos nas estradas rurais, com o objetivo de facilitar o trânsito de veículos, beneficiando assim o escoamento da produção da agricultura familiar e a qualidade de vida na zona rural.
As estradas estão sendo pavimentadas com pedra brita mista, que que melhora sensivelmente a trafegabilidade. Todo este trabalho está sendo possível graças à criação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que aconteceu em 2013. A pasta foi criada para atender uma demanda até então esquecida no município, que sempre teve uma agropecuária e agricultura familiar fortes e que nunca tiveram uma secretaria exclusiva para atender suas demandas.
Em praticamente sete anos de existência, a secretaria já possui uma equipe e equipamentos para atender exclusivamente os produtores rurais, atendendo não somente a manutenção das estradas, mas também realizando orientações e fomentando programas próprios e em parcerias, como nos casos da revitalização da cafeicultura, do apoio à feira do produtor e parcerias com a Emater-Pr e Secretaria de Estado da Agricultura, além do apoio à agricultura orgânica e participação em programas dos governos estadual e federal.
NA ESTRADA – E depois de efetuar melhorias na Estrada Caitu, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento está prosseguindo com os serviços nas regiões das estradas Caituzinho e da Amizade, além de manter a obra da ponte de concreto sobre o Ribeirão Rochedo. Estas obras contribuem para que a população consiga se locomover mesmo durante o período chuvoso.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento vem atuando em diversas frentes de trabalho, construindo pontes e estradas, além de fazer os serviços de patrolamento e cascalhamento de vários trechos dos mais de 500 quilômetros de estradas rurais do município.