Saúde esclarece racionamento da vacina Meningo C

A coordenadora do setor de imunologia da Secretaria de Saúde de Mandaguari, Letícia Sudário Leão, esclareceu em entrevista ao PortalAgora.com o motivo que levou ao racionamento da vacina Meningo C no município.

Segundo Letícia, não há falta de vacinas, mas sim um problema de abastecimento, ocasionado pelo Ministério da Saúde. “Hoje o Ministério está fornecendo uma menor quantidade da vacina às regionais de saúde, entre elas a 15ª Regional de Maringá, que abastece Mandaguari. Não estão deixando de mandar as vacinas, mas estão enviando em quantidade bem menor do que o de costume”, explica.

A coordenadora afirma ainda que, por conta do racionamento, o município está fazendo uma redistribuição das doses. A Meningo C protege contra a meningite tipo C e atende crianças a partir de três meses de idade. “Quero tranquilizar os pais e mães mandaguarienses. Quando eles nos procuram e não há vacinas, os colocamos em uma lista de espera para que sejam avisados da chegada de novas doses. Não há motivo para preocupação ou necessidade de adquirir a imunização em clínicas particulares”.

 

Febre amarela

Letícia afirma ainda que o município já conta com doses da vacina contra a febre amarela. “A imunização está disponível em todas as nossas Unidades Básicas de Saúde. Quem não se vacinou ainda, pode procurar uma UBS”, conclui.