Saúde de Mandaguari prepara plano de contingenciamento contra o coronavírus

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 16 de março, na Secretaria Municipal de Saúde, os gestores de todas as unidades e departamentos de saúde do município começaram a traçar o Plano Municipal de Contingência contra o coronavírus, baseado na prevenção da contaminação e no controle de possíveis casos suspeitos.

A reunião, que contou com os coordenadores e diretores da Secretaria de Saúde, foi convocada pela secretária da pasta, Deise Vernillo. “Nós estamos tratando tanto da rede pública municipal como da rede privada aqui hoje, para definirmos esse fluxo de atendimento e a ações a serem desencadeadas para o trabalho de prevenção contra o coronavírus em todo município de Mandaguari”, observou a secretária.

É importante frisar que Mandaguari não registra casos confirmados da doença e nem suspeitos, contudo, ações estão serão desencadeadas no sentido de evitar que a contaminação aconteça, dentre elas, a possível criação de uma Comissão de Contingenciamento formada por profissionais da área da saúde e representantes do Poder Público.

O PLANO – Nas próximas horas a Secretaria de Saúde deverá divulgar na integra o Plano de Contingenciamento contra o coronavírus, mas o município já está se mobilizando com campanhas das redes sociais e nos meios de comunicação, com o objetivo de orientar a população sobre o que fazer para se prevenir contra a doença.

Como prevenir o contágio do coronavírus

Evitar tocar o seu rosto é apenas uma das questões que as pessoas precisam observar no seu dia a dia. Há outras recomendações da OMS para evitar o contágio do novo coronavírus. Veja abaixo as principais delas:

Lave suas mãos regularmente

Se parar de tocar o rosto é importante, mais importante ainda é garantir que as mãos estejam higienizadas de maneira adequada. Além de usar bastante sabão e água corrente, é necessário esfrega-las por ao menos 20 segundos, diz a OMS. Vale, ainda, usar gotas de álcool gel para eliminar qualquer traço do vírus das suas mãos.

Preste atenção nos dedos e não deixe de incluir os punhos. Não se sabe quanto tempo o vírus é capaz de sobreviver em uma superfície. Portanto, leve essa dica muito a sério.

Cuidado ao tossir ou espirrar

A pessoa infectada espalha o vírus por meio daquilo que ela expele. Então, uma dica fundamental é cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir. De acordo com a OMS, a melhor forma de fazer isso é com lenços descartáveis, que devem ser jogados no lixo assim que utilizados. Se isso não for possível, dobre o braço e espirre no seu cotovelo.

Mantenha distância das pessoas

Lidar com o novo coronavírus se tornou a desculpa perfeita para que os antissociais se mantenham distantes dos colegas de trabalho e familiares: a OMS recomenda que as pessoas não ultrapassem o limite de um metro de distância umas das outras. Essa é a distância que os líquidos expelidos em um espirro podem atingir.

 

Ao notar os sintomas, busque ajuda médica imediatamente

Mesmo com essas, ainda é possível que uma pessoa se contamine. Portanto, ao notar qualquer sinal dos sintomas do novo coronavírus, que são os mesmos de um resfriado comum, é importante buscar assistência médica imediatamente. Assim, as autoridades de saúde pública podem agir rapidamente para evitar que essa pessoa seja tratada de forma adequada e não transmita o vírus para outras ao seu redor.