Saúde confirma morte por gripe em Mandaguari

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) divulgou ontem (18) boletim sobre a gripe, com 672 casos confirmados de síndromes respiratórias agudas provocadas pelo vírus Influenza desde janeiro. São 12 casos a mais que a publicação anterior, no dia 27 de novembro.

Segundo o relatório da Sesa, mais dois óbitos foram registrados: uma menina moradora de Mandaguari, e uma mulher de 29 anos, de Marilândia do Sul, no Vale do Ivaí.

Associada ou não a outras comorbidades, como por exemplo, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, hepáticas e renais, a infecção pelo vírus da Influenza provocou 129 óbitos no estado neste período de monitoramento.

Mandaguari

A paciente de Mandaguari trata-se de uma criança de um ano e sete meses que veio a óbito no dia 16 de novembro, caso que foi noticiado pelo Portal Agora à época.

Em nota publicada nesta quinta (19), a Secretaria de Saúde de Mandaguari informou que a criança veio a óbito no Hospital Metropolitano, de Sarandi, “devido a complicações decorrentes de uma pneumonia e imunodeficiência que a criança já apresentava”.

Ainda segundo a pasta, “no primeiro laudo de óbito as causas da morte registradas pelo Hospital Metropolitano foram: lesão encefálica, sepitcemia, malformação no coração e Síndrome de Down.  Posteriormente foi acrescentado a influenza por pneumonia também como fator de óbito em um segundo laudo, e seguindo o protocolo da Secretaria Estadual o óbito foi registrado para o município de residência da vítima”.

Histórico

Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente foi atendida no Pronto Atendimento Municipal (PAM) nos dias 11 e 12 de novembro, sendo transferida para o Hospital Cristo Rei e posteriormente para o Hospital Metropolitano, onde veio a óbito.

A criança, que era cardiopata, chegou ao PAM, no dia 11 com queixa de febre e prostração (fraqueza) e recebeu atendimento seguido de exames de imagem e medicação, sendo orientada a retornar ao pronto atendimento caso os sintomas persistissem. No dia seguinte, 12 às 10h12, a paciente retornou com queixa de choro persistente, tosse e febre. Afebril no momento que chegou, foi avaliada pelo médico plantonista que solicitou exames laboratoriais e encaminhou para internamento no Hospital Cristo Rei, às 13h10 do mesmo dia, com diagnóstico de pneumonia.

Já no Hospital Cristo Rei houve piora no quadro e a criança foi encaminhada imediatamente para o Hospital Metropolitano de Sarandi onde permaneceu internada até a data do falecimento.

Gripe no Paraná

De acordo com o boletim, os casos de gripe são registrados em todas as regiões do Paraná. As cidades que apresentam maior número de casos confirmados da infecção são: Curitiba, com 157; Foz do Iguaçu, com 76; Ponta Grossa, com 38, e São José dos Pinhais, com 31.

As medidas de prevenção à gripe devem ser mantidas, mesmo no verão. “Conforme acompanhamos nos boletins, os casos de gripe acontecem durante o ano inteiro”, explicou a chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da SESA, Rosana Piler. “Entre as medidas preventivas estão: a higienização frequente das mãos, principalmente antes das refeições, e a ventilação constante dos ambientes”.

Os principais sintomas da gripe são febre alta, acima de 38 graus, com início repentino; além de dor de garganta e de cabeça, calafrios, sensação de cansaço e tosse seca. Diante dos sintomas a recomendação é para a busca de atendimento médico nas unidades de saúde.