Sanepar alerta população para proteger hidrômetros no frio
A Sanepar orienta os moradores das cidades que registram temperaturas mais baixas e risco de geadas para que protejam os medidores e as tubulações de entrada de água de seus imóveis. O frio mais intenso pode congelar a água dentro dos hidrômetros, causar o rompimento das tubulações que ficam expostas e interromper o abastecimento.
O rompimento da tubulação ou do hidrômetro causa transtorno direto aos clientes, que ficam desabastecidos até que os equipamentos e tubulações sejam substituídos. Como precaução, os moradores podem cobrir o relógio e os canos aparentes com caixa de papelão, pedaço de plástico, lona, ou com outro tipo de material que impeça o acúmulo de gelo.
Outra medida eficaz é fechar o registro de entrada de água à noite, o que evita o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação. O material de proteção deve ser de fácil remoção e retirado assim que a temperatura subir ou na data prevista para a leitura da conta. Isso vai evitar que os empregados da Sanepar tenham dificuldade para fazer a leitura.
PREVISÕES: A previsão do instituto para esta sexta-feira (5), é de sol com algumas nuvens e nada de chuva. A mínima foi de 7º ao amanhecer e a máxima não deve passar dos 19º.
A geada está prevista para acontecer no sábado (6) e no domingo (7), quando os termômetros chegam a marcar 0º durante o amanhecer. Ao longo do dia as temperaturas devem subir, mas não ultrapassam os 18º.