Romagnole traz para Mandaguari projeto cultural inédito no estado

Com informações da Semiótika Comunicação

Na próxima semana quatro escolas da rede municipal de Mandaguari serão contempladas com projeto cultural “Armarinho, Cantinho da Imaginação”, que visa estimular as artes cênicas junto ao público infantil. A iniciativa conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e é realizada pelo Ministério do Turismo, via Secretaria Especial de Cultura, e em Mandaguari tem o patrocínio da Romagnole. A execução do projeto é feita pela Incentivar e já beneficiou diversas escolas e entidades em várias cidades do país.

As primeiras instituições paranaenses a serem atendidas por este projeto serão as escolas municipais de Mandaguari Angelina Teixeira Pinheiro, Ary da Cunha Pereira, Francisco Romagnole Junior e Walter Antunes Pereira. Entre os dias 17 e 24 de maio, cada uma delas receberá gratuitamente um armário de uso permanente contendo jogos educativos, brinquedos, livros, figurinos e adereços, caixa de som, projetor e DVDs.

Nessas escolas também serão realizadas oficinas de teatro e artes cênicas que vão proporcionar aos alunos uma interação com o mundo do teatro através de uma imersão lúdica e participativa que pretende explorar elementos como o improviso, a expressão corporal, a oralidade e a criatividade.

Sobre o Ministério

Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades.

Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).