Reunião na Câmara discute problemas de segurança em Mandaguari

Vereadores, secretários municipais, servidores públicos, Polícia Militar e representantes da sociedade civil organizada estiveram reunidos nesta quinta (23) para buscar soluções na área da segurança pública.

A reunião foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal, Edilson Montanheri (PSD). “A população de Mandaguari vem me cobrando, de forma justa, para soluções em alguns pontos da cidade, como na praça da Igreja Bom Pastor e na Rodoviária, onde há pessoas em situação de vulnerabilidade social morando nas ruas”, justificou o presidente. Conforme Montanheri, muitas vezes essas pessoas sujam os espaços públicos, ameaçam moradores e cometem pequenos delitos, o que tem deixado a comunidade muito preocupada.

O subtenente Barbieri da Polícia Militar disse que os policiais têm feito o que é possível. “É uma situação complexa. A lei nos proíbe de tomarmos algumas medidas. É uma questão mais social que assunto de segurança”, argumentou.

A coordenadora do CRAS de Mandaguari Maria de Lourdes Paes afirmou que a secretaria de Assistência Social presta atendimento a essas pessoas, principalmente em termos de orientação. “Nós atendemos mais de 100 pessoas por mês no CRAS”, acrescentou.

A vereadora Claudete Velasco (PP) sugeriu a revitalização de áreas públicas para evitar que pessoas em situação de rua ocupem esses espaços. O vereador Professor Danilo Camilo Sabino (PDT) foi na mesma direção e apontou a necessidade de melhorar a iluminação pública.

O vereador Professor Wanderlei Lukachewski Júnior (Cidadania) lembrou que é preciso se atentar para os aspectos legais que envolvem a abordagem e a forma correta de tratar questões sociais e de segurança pública. O vereador Fabio Sukekava Junior (PSD) sugestionou que a prefeitura tenha um trabalho direcionado e retire objetos deixados, como colchões, papelões e outros materiais abandonados nos locais, que possivelmente seriam das pessoas em situação de vulnerabilidade social que moram nas ruas e espaços públicos, pois acabam saindo e “largando” tais materiais nos espaços aonde ficam, para que haja um ambiente limpo e organizado, estimulando que estes procurem um outro local mais adequado para se alocarem.

O secretário de Governo, Yohann Furtado, afirmou que a Prefeitura tem projetos para revitalizar algumas áreas de Mandaguari, por exemplo, a região da antiga Estação Ferroviária, o que pode ajudar a resolver alguns problemas.

O vereador Rivelino Polícia (União Brasil), que durante muitos anos atuou como policial militar, sugeriu ao subtenente Barbieri que sejam realizadas blitzes e outras operações para auxiliar também no trânsito da cidade, assim como em inibir a permanência de pessoas mal-intencionadas e que praticam crimes em Mandaguari. Em relação a este aspecto, Barbieri sugeriu o envio de ofício ao comando da PM, por parte da Câmara, solicitando esse tipo de operação.

O presidente da Câmara ressaltou a importância de se tratar estratégias, com demais órgãos e entidades, para serem definidas novas ações.

Informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Mandaguari