Retrospectiva Cocari: diretoria e superintendências falam sobre 2020 e expectativa para 2021

A Cocari transmitiu, na noite desta quarta-feira (23), a live de Retrospectiva sobre o ano de 2020, conduzida pela assessora de comunicação, Cláudia Carvalho, e pelo apresentador da TV Cocari, Thiago Laras. Ao final do evento, mais de 9 mil pessoas haviam acompanhado a análise de diretores e superintendentes da cooperativa, que comentaram os excelentes resultados alcançados em 2020, ano em que a Cocari registrou recebimentos recordes de soja, milho e trigo, expandindo sua área de atuação e implementando tecnologia para atender as necessidades dos associados e clientes. Nossa retrospectiva continua disponível pelo perfil @cocaricoop no Youtube.

O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, falou das atividades de todos os segmentos da Cocari no ano de 2020 e também sobre as adaptações necessárias devido aos reflexos da pandemia.

Safra 2020 – Os três produtos que formam a base do faturamento da Cocari, soja, milho e trigo, tiveram recebimentos recordes na última safra. Além disso, houve recuperação no preço do café. Apesar de todos os desafios, a Cocari encerra o ano entregando os números esperados. “O que ficou latente este ano é que a política de comercialização implementada em regiões do Paraná realmente foi diferenciada. Também é importante salientar que tivemos momentos em que os produtores aproveitaram os preços e as oportunidades”, comentou.

Ações realizadas pela Cocari no momento de pandemia – Para fortalecer as comunidades neste período de fragilidade financeira, a Cocari promoveu diversas ações de assistência às comunidades. “A Campanha Corrente do Bem, nossa primeira iniciativa do ano para arrecadação de recursos destinados às secretarias de saúde, foi feita em tempo recorde devido à urgência desse auxílio, mas fez uma diferença muito grande para as secretarias, porque puderam pelo menos suprir suas demandas básicas. Além de várias outras ações pontuais de apoio a cada uma das áreas de atuação da Cocari. Acreditamos que só há um caminho: ou saímos vencedores juntos ou teremos problemas muito sérios”, disse.

Expansão da cooperativa – Este ano, a cooperativa passou por uma expansão horizontal, aproveitando a oportunidade de locação de estrutura nos Campos Gerais, onde está presente nos municípios de Ponta Grossa, Imbituva e Ivaí, no Paraná. Ocorreram ainda a inauguração em Novo Itacolomi-PR e, no Cerrado, a abertura da loja em Orizona-GO e, mais recentemente, a expansão para Coromandel-MG. “Nos próximos cinco anos, o Cerrado representará pelo menos 50% do faturamento da Cocari e responderá por 50% do volume da movimentação de grãos”, analisa Vilmar Sebold.

Boa safra em 2021 – Para o vice-presidente da cooperativa, Dr. Marcos Trintinalha, o ano se mostrou excelente para o agro, com safras cheias e preços acima das expectativas. “Foi um ano que nos surpreendeu positivamente em termos de negócios. Em relação a 2021, a safra iniciou muito bem, tivemos um bom plantio. Houve um problema de seca em algumas regiões, mas nossa área de atuação vem se desenvolvendo muito bem e acreditamos que a safra confirmará esses bons dados. Já se fala em altos preços para a soja, assim como tem sido até o momento”, adiantou.

Investimento em inovação – Para o diretor executivo, João Carlos Obici, este ano exigiu a quebra de velhos paradigmas. “Tínhamos alguns conceitos de que reuniões teriam de ser presenciais, de que as visitas precisavam ter contato pessoal. A pandemia trouxe essa mudança de cultura, que otimizou vários negócios e permitiu que a Cocari, mesmo diante desse cenário, continuasse com as suas atividades. Em 2021, iremos focar na implementação de inovação e tecnologia. Já temos vários programas em andamento, como um aplicativo exclusivo para o produtor, a fim fornecer mais informações da Cocari e aperfeiçoar nosso relacionamento. Além disso, está sendo implementada a Agricultura de Precisão, que traz tecnologia para melhorar a rentabilidade dos negócios”, cita.

Sólida estrutura – De acordo com o superintendente Financeiro, Ari Luiz de Oliveira Junior, em 2020, a cooperativa demonstrou uma sólida estrutura financeira, tanto para cooperados quanto para investidores. “O que ficou evidenciado foi que a Cocari é capaz de se superar, está apta a enfrentar as adversidades e permanece com uma estrutura consistente, trabalhando em conjunto com todas as áreas e oferecendo tranquilidade a seus cooperados e players de mercado”, disse.

Comercialização – Segundo o superintendente de Operações e Comercialização, Éric Heil de Araújo, tendo uma safra expressiva, a cooperativa precisou avaliar como realizar o recebimento desses grãos sem expor os colaboradores nem os produtores. “Felizmente a equipe se reuniu e, juntamente aos departamentos de Medicina do Trabalho, de Recursos Humanos e à área Operacional, conseguimos fazer com que os produtores entregassem toda a produção com segurança”, reforçou.

Resiliência – Para o superintendente da Cocari no Cerrado, Fábio de Souza Xavier, foi um ano de muito aprendizado e também de sucesso. “Os resultados da cooperativa foram excelentes, o crescimento e o desempenho são muito satisfatórios. Neste ano, a resiliência e a capacidade de adaptação foram fundamentais para lidar com o distanciamento e as novas formas de atendimento ao cliente”, ressaltou.

Assistência técnica – O superintendente de Logística Integrada, Jacy Cesar Fermino da Rocha, considera que o maior desafio esteve na área da assistência técnica. “Nossa equipe está presente no cotidiano do cooperado, visitando sua lavoura e sua família. Devido à necessidade de distanciamento social, novas formas de comunicação foram adotadas, intensificamos o uso do CRM, que é uma ferramenta de relacionamento com o cooperado, e todos os associados foram atendidos em suas demandas. Para 2021, traremos mais novidades em relação às formas de comunicação com nossos associados, sempre visando a questão da sua segurança, bem como de sua família”, afirmou.

Votos para 2021 – Todos os dirigentes destacaram que o ano de 2020 nos fortaleceu e, para o próximo ano, a Cocari continuará priorizando a vida e o bem-estar das famílias tanto de cooperados quanto de colaboradores, trabalhando com comprometimento e buscando caminhos para viabilizar o desenvolvimento contínuo de todas as atividades da cooperativa.

Assista – Para acompanhar o conteúdo completo da live Retrospectiva 2020, acesse o link: https://youtu.be/zog65LHdOuk