Retrospectiva 2021: Fevereiro

3/2

Primeira Secretária de Saúde pede demissão

Primeira secretária de Saúde a pedir demissão/Fonte:Reprodução/Facebook

Antes mesmo de completar seus simbólicos 100 dias de poder, a gestão municipal sofre sua segunda baixa. A secretária de Saúde Viviane Cazetta de Lima Vieira informou a equipe da reportagem do Portal Agora que sua saída foi motivada por uma possível convocação para atuar na UEM (Universidade Estadual de Maringá).

9 e 10/2

Mandaguari recebe mais 240 doses de vacinas contra a Covid-19 e começa a vacinar idosos na faixa etária dos 90 anos

No dia 9 de fevereiro Mandaguari recebeu 240 doses da vacina CoronaVac/Instituto Butantan. Estas doses foram destinadas à imunização de idosos na faixa etária dos 90 anos, segundo o coordenador de imunização do município, Wellington Spinosa. Na primeira semana de fevereiro, o município já havia recebido, no total, 1.019 doses de vacinas contra a Covid-19, e imunizou 571 pessoas. Todos os idosos residentes no Asilo São Vicente de Paulo, os profissionais que atuam na entidade, e a maioria dos trabalhadores da área da saúde já haviam sido imunizados.

21/2

Trem atropela e mata um homem em Mandaguari

Na noite do sábado (20), um homem foi atropelado por uma composição férrea da Rumo Logística. De acordo com o relatos de testemunhas, o homem estava sendo segurado por dois outros indivíduos, que ao avistarem o trem teriam deixado o homem para ser atropelado. O homem, que teve seu corpo desfigurado, foi identificado três dias após o acidente. O Instituto Médico Legal identificou-o como Jefferson Carlos dos Santos, de 29 anos, natural de Barbosa Ferraz.

23/2

Mandaguari é colocada no topo de cidades com risco de surto de Covid-19 na Amusep

Em meados do fim de fevereiro, Mandaguari estava no topo de cidades com risco de surto de Covid-19 na região da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense). A reportagem do Portal Agora levantou que, levando em conta os boletins divulgados pelo município, mostra que até o dia 4 de janeiro de 2021, a cidade já havia confirmado 18 mortes causadas pela Covid-19. De janeiro até o final do segundo mês do ano, foram mais de dez mortes confirmadas.

25/2

Brasil completa um ano de pandemia e Mandaguari registra o pior dia do surto epidemiológico

No dia 25 de fevereiro o Brasil completou um ano de pandemia de Covid-19 e Mandaguari viveu seu pior dia de pandemia. Neste dia, três mortes em decorrência da doença foram registradas. Quatro pacientes com Covid-19 esperavam no Pronto Atendimento Municipal (PAM) com sintomas graves, aguardando transferência. Os leitos de hospitais da região, de enfermaria e UTI, estavam todos ocupados. Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias fizeram uma manifestação em frente ao Paço Municipal, onde estes alegavam que o município cortou o adicional por insalubridade do pagamento do mês. O município por sua vez alegou que tomou a decisão com base no laudo técnico que aponta que esses profissionais não estão na linha de frente de combate à Covid-19.

28/2

Em meio a lockdown, prefeitura permite que comércio volte a funcionar

Na manhã de um domingo, o Comitê da Covid-19 decidiu em debate que o comércio local poderia retornar Às atividades e abrir até às 17h30. Após a repercussão da notícia, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou em um grupo de mensagens entre prefeitos que as ambulâncias de cidades que não cumprissem com o decreto estadual de enfrentariam a Covid-19, poderiam ser barradas ao tentar entrar em Maringá em busca de atendimento médico para a doença. Após a ameaça do prefeito da Cidade Canção de promover barreiras sanitárias, a prefeita de Mandaguari decidiu voltar a sua decisão inicial de manter o comércio local fechado.