Retrospectiva 2021: Agosto

2/8

Secretária de Saúde pede demissão

Ana Caroline Carnelossi pediu demissão e deixou o comando da Secretaria de Saúde de Mandaguari. O motivo, segundo a agora ex-secretária, foi uma tentativa de mudança no Plano Nacional de Imunização. A chefe do poder executivo queria suspender a vacinação por idade para priorizar funcionários de empresas que atuam no município. Mesmo recebendo uma negativa do Ministério Público – que recomendou a manutenção do PNI – a prefeita teria insistido em levar a decisão adiante. Foi a quarta baixa na gestão. Além de Carol Carnelossi e Viviane Cazetta, na Saúde, a prefeita perdeu, em oito meses de mandato, o advogado Gabriel Bernardinelli, que era Procurador do município, e Nelson Farias, de Administração e Finanças. A servidora Ane Caroline Lucena assumiu interinamente a Secretaria de Saúde de Mandaguari.

9/8

Operação Força e Honra investiga policiais

No dia 9 de agosto o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e a Corregedoria da Polícia Militar (PM) deflagraram a segunda fase da Operação Força e Honra que investiga diversos crimes envolvendo policiais rodoviários estaduais em Maringá, Mandaguari e outras cidades da região noroeste do Paraná. Os possíveis crimes que estão sendo investigados são de concussão, corrupção passiva, peculato, prevaricação, falsidade ideológica, lavagem de ativos e eventual receptação realizados por organização criminosa. Isso tudo começou a ser investigado em agosto do ano passado, quando um levantamento preliminar demonstrou incompatibilidade do patrimônio dos policiais suspeitos. Segundo a investigação, ônibus que transportavam mercadorias contrabandeadas do Paraguai só eram liberados após o pagamento de uma espécie de pedágio. Com o rendimento ilícito esse patrimônio chegava a R$ 6 milhões de reais. A Justiça Militar aceitou a denúncia contra 19 policiais rodoviários estaduais dos 20 agentes acusados de cobrar propina para liberar a passagem de contrabando na região noroeste do Paraná.

19/8

50 dias sem mortes relacionadas à Covid

No dia 19, Mandaguari completou 50 dias sem registar óbitos em decorrência da Covid-19. A última morte, contabilizada como 115° óbito em decorrência da doença, ocorreu no dia 29 de junho.

25/8

Volume de ocorrências registradas pelos Bombeiros dispara

No mês de agosto o volume de ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros em Mandaguari aumentou em 170% se comparado com o mesmo período do ano passado. As ocorrências de incêndio na cidade dispararam neste agosto de 2021, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Desde o dia 1 do mês até a quarta-feira do dia 25, a corporação registrou 19 situações do gênero, a maioria foi de incêndios ambientais, as queimadas. O volume é 170% maior do que o registrado no mesmo período de agosto de 2020 – quando a corporação havia atendido sete ocorrências de incêndio no município.