Queimada em terreno mobiliza Corpo de Bombeiros

Às 21h23 de sábado (3), o Corpo de Bombeiros de Mandaguari foi acionado para atender um incêndio em vegetação em terreno que fica no Jardim Novo Horizonte, aos fundos do condomínio Terra de Santa Cruz e margens da PR-444.

No local, a informação inicial era de que uma pessoa teria ateado fogo no terreno, e a fumaça intensa invadiu o condomínio e outras casas nas proximidades. Acionado, o Corpo de Bombeiros enviou um caminhão ao local e, após intenso trabalho, controlou as chamas.

SEGUNDA OCORRÊNCIA – Moradores relataram à reportagem do Portal Agora que se trata da segunda queimada no mesmo terreno em um intervalo de três dias. Na quinta-feira (1), por volta de 13h, o mesmo terreno foi incendiado, com chamas que tomaram grandes proporções e também exigiram trabalho intenso do Corpo de Bombeiros.

CRIME AMBIENTAL – Os Bombeiros apuram a autoria dos incêndios, que serão tratados como crime ambiental.

A Lei 9.605/98, a chamada Lei de Crimes Ambientais, criminaliza a prática no Brasil. Segundo a determinação, provocar incêndio em mata ou floresta pode gerar multa e, principalmente, pena que varia de dois a quatro anos de prisão.

Se o crime for considerado culposo (quando não há intenção), a pena diminui e varia entre seis meses e um ano de reclusão, mais multa.