Primeiro levantamento do ano aponta estado de alerta de infestação do mosquito da dengue

A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância em Saúde, divulgou nesta terça (6) a primeira medição de 2024 do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O balanço revela estado de alerta de infestação do mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A medição aconteceu entre os dias 8 e 12/1.

De acordo com o resultado, o índice de infestação é de 1,9%, valor considerado estado de alerta de acordo com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Pelas normas do MS, o ideal é que o índice de infestação predial do mosquito esteja abaixo de 1% para ser considerado satisfatório. Se a taxa estiver entre 1% e 3,9% é considerado estado de alerta e; com percentual acima de 3,9%, o órgão federal classifica como risco de surto das doenças transmitidas pelo mosquito.

A prefeita Ivonéia Furtado reforça a importância do combate à dengue: “Pedimos, novamente, que as pessoas cuidem bem de seus quintais, não deixem água parada e que possamos evitar a proliferação do mosquito”, afirma.

O calendário de medição do LIRAa é definido pelo Governo do Estado e prevê quatro ciclos, com intervalos regulares, mas que podem ser modificados em caso de necessidade da Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari