Postos de saúde abrem sábado para vacina contra o Sarampo

Acompanhando o calendário nacional de vacinação, a Secretaria de Saúde de Mandaguari realiza o Dia D contra o Sarampo neste sábado (30), com a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto a da Vila Vitória, das 8h30 às 16h30 para a imunização contra a doença e a atualização da carteira de vacinação.

Focada para adultos entre 20 e 29 anos, a segunda fase da campanha teve início no dia 18 de novembro e será concluída no dia 30, durante a ação do Dia D com a abertura dos postos. A primeira etapa da campanha nacional priorizou crianças de 6 meses e menos de 5 anos.

O diretor da Vigilância Epidemiológica, Wellington Spinosa, convoca a população para se imunizar. “O sarampo é uma doença perigosa e altamente contagiosa. Por isso, além do público alvo da campanha vamos abrir a vacinação para todas as idades e também atualizar a carteirinha com as demais vacinas. Procurem um posto de saúde, levem a carteirinha e se protejam”.

Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa viral aguda, potencialmente grave, de transmissão aérea, extremamente contagiosa, com risco de complicações graves como panencefalite, meningite, miocardite, nefrite, pneumonites, entre outras.

Os primeiros sinais e sintomas são a febre alta (acima de 38,5ºC), tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos em mucosa oral).

Para prevenir mantenha a carteira vacinal atualizada, a vacina é a principal forma de prevenção, cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença, evitar aglomerações ou locais pouco ventilados, cobrir nariz e boca quando espirrar e tossir, utilizando lenço descartável ou a parte interna do braço, e não as mãos, lavar com frequência o rosto e as mãos com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar, uma vez que estes são veículos importantes para a transmissão do sarampo e não compartilhar copos, talheres, maquiagem e alimentos.