Polícia anuncia operação integrada contra arrombadores

Desde julho, Mandaguari tem registrado grande volume de arrombamentos e furtos. Os crimes têm tirado o sossego dos moradores e ocorrem em praticamente todos os bairros.

No entanto, a temporada desses delitos está bem próxima do fim, afirma o delegado Zoroastro Nery do Prado Filho, titular da 55ª Delegacia de Polícia Civil. Ele confirmou à reportagem que as polícias Civil e Militar farão uma operação conjunta para coibir esses crimes.

“Vamos integrar as corporações para combater essa prática. As equipes vão atuar juntas para localizar os autores e também recuperar os objetos que foram levados”, detalha o delegado.

As ações irão desde patrulhamento intensificado nas regiões mais problemáticas até diligências em busca de suspeitos de cometerem os crimes.

Ao Jornal Agora, Nery ressaltou a ousadia dos autores, que tem cometido os arrombamentos principalmente durante o dia, período em que as vítimas estão no trabalho e as casas escolhidas como alvos estão vazias.

Menores infratores

O delegado confirmou que os investigadores da Polícia Civil já têm pistas sobre o que motiva esses delitos e quais são os autores. “Em sua maioria são menores de idade, que cometem furtos para sustentar o vício em entorpecentes”, relata.

Alguns dos infratores já foram apreendidos. No começo de agosto, aliás, um adolescente de 15 anos havia sido detido após ter cometido diversos atos infracionais.

Quando a mãe descobriu que o filho estava invadindo outras residências, o colocou pra fora de casa. Ele estava vivendo então em um quintal no Jardim Oásis, onde montou uma barraca improvisada com lona e guardava os itens que furtava.

Ao ser apreendido, o adolescente confirmou que furtou um carro e trocou o automóvel por entorpecentes para consumo pessoal. Ele também tentou furtar uma caminhonete, mas bateu o veículo e fugiu para não ser pego.

Quase 50 furtos

A reportagem fez um levantamento com base em dados divulgados pela Polícia Militar no relatório de ocorrências da corporação. Entre 1 e 22 de agosto foram registrados 44 furtos e arrombamentos na cidade.

O dia em que foram relatadas mais ocorrências do gênero foi a última segunda-feira (19), quando a PM atendeu sete situações como arrombamentos e furtos.

*Reportagem publicada na 316ª edição do Jornal Agora