Polêmica: Após postagem “viralizar”, município nega que notificou empresa por irregularidades na coleta do lixo

Veja todos os detalhes

Uma postagem circulou em grupos de WhatsApp em Mandaguari na tarde da última quarta-feira (15) e causou muita polêmica. A arte trazia informações sobre a coleta de lixo na cidade e, segundo o suposto informe, a Fiscalização do Município de Mandaguari teria notificado a empresa Caçambas Brasil, empresa que faz a coleta, sobre uma suposta inconformidade nos procedimentos, e determinou que os coletores não poderiam mais amontoar os sacos de resíduos pelas vias públicas, e a coleta teria que ser diretamente das lixeiras para os caminhões. Além disso, a postagem diz que a empresa tem dez dias a partir da notificação para se adequar.

Como a arte não trazia nenhuma identificação e fugia dos padrões das atuais publicações da Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari, o Portal Agora foi checar a informação. Primeiro no site da prefeitura, que não tinha nenhuma matéria postada relacionada sobre a coleta de resíduos do município.

A reportagem então questionou a assessoria de impressa sobre a postagem e foi informada que a notícia não procedia. Contudo, a postagem foi feita por um perfil intitulado Fiscalização Prefeitura, que usa um dos números de telefone da Prefeitura de Mandaguari.

Através da assessoria, o secretário Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo Eduardo Abílio Elias Rifan Nunes, informou que o setor de fiscalização não tem autonomia para esse tipo de notificação e que a informação realmente não procede.

Como a informação circulou no final da tarde de quarta-feira (17), véspera de feriado de Corpus Christi, e hoje (17) é recesso, a Fiscalização não emitiu um posicionamento sobre o ocorrido.