Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Mandaguari abre comemorações de 80 anos de fundação

No ano de 2023 a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Mandaguari celebra seus 80 anos de criação, e tem início no dia 08 de dezembro, as 19h30 a Missa de Abertura do Ano Jubilar, com a presença de Dom Frei Severino Clasen, Arcebispo de Maringá – PR.

Sendo desmembrada da Paróquia de Arapongas, foi criada pelo decreto do então Bispo Diocesano de Jacarezinho, Dom Ernesto de Paula aos 08 dias do mês de dezembro de 1943. Por um engano ocorrido na época, Santa Terezinha do Menino Jesus é colocada como padroeira da nova Igreja. Tal erro é corrigido um ano após seu decreto de criação, e Nossa Senhora da Conceição Aparecida é incorporada como padroeira.

A primeira Igreja foi construída em madeira, e seu primeiro vigário paroquial foi Pe. Antônio Lock, da Congregação dos Padres Palotinos, e foi empossado no dia 17 de março de 1944. Desde sua fundação, até os tempos atuais a Paróquia é conduzida e administrada pela Congregação dos Padres Palotinos da Província São Paulo Apóstolo.

No dia 15 de setembro de 1949 é lançada a pedra fundamental para a construção da Igreja que conhecemos hoje, em estilo romano moderno, assinada pelo arquiteto Benedito Calixto Neto, o mesmo responsável pela arquitetura e obras do Santuário Nacional de Aparecida.

Em 13 de outubro de 1956 foi dada a bênção solene da nova Igreja Matriz que foi construída, parte financiada pelas campanhas de café em coco e doações das famílias da comunidade da época.

Durante todo o ano de 2023, por ocasião do Jubileu a Paróquia promoverá diversas atividades pastorais para selar os 80 anos de evangelização em nossa Cidade.

Párocos atuais: Pe. José Francisco da Silva Filho, SAC

Pe. Mateus Bastos, SAC