Observatório Social do Brasil desenvolve o programa “Observador Social Mirim”

O Observatório Social do Brasil de Mandaguari, com o apoio da prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolveu o Programa “Observador Social
Mirim” neste mês.

O programa foi criado pelo Observatório Social do Brasil de Brusque, Santa Catarina, que disponibiliza a metodologia, as orientações sobre os materiais didáticos e realiza capacitação para todos os multiplicadores das atividades.

Em Mandaguari tiveram as aulas de Educação Fiscal e Cidadania todos os alunos dos 5º anos das Escolas Municipais, um total de oito turmas e 210 alunos. Para cada turma foram ministradas seis horas de aulas distribuídas em três dias.

“O Observatório Social está em todo o território brasileiro, somos 150 espalhados pelo país, e ele tem uma forma padronizada de atuação para manter a metodologia. Nós estamos muito ligados às licitações e questões fiscais do município e isso é muito importante, contribuímos para a educação fiscal do país. Cada observatório precisa de uma boa prática e mostrar isso em nossas reuniões e esse programa “Observador Social Mirim” surgiu em 2017 na cidade de Brusque em Santa Catarina e todos replicaram isso no Brasil todo.

Esse trabalho é voltado para as crianças e tem uma metodologia própria, há uma equipe que faz isso e eles criaram uma cartilha infantil com histórias e jogos pedagógicos para distribuir aos alunos. Em Mandaguari nós escolhemos o 5° ano para dar essas aulas sobre o tema e o material, tratamos de vários assuntos como divisão política e os três poderes para que os alunos saibam e se interessem por seus direitos e deveres como futuros cidadãos, falamos também sobre atos de corrupção do dia a dia, tributos e taxas, como esses alunos podem ajudar a fiscalizar isso desde pequenos. Demos essas aulas durante três dias em todas as escolas municipais e o nível de aprendizagem foi um sucesso”, conta Valter Jobs, presidente do Observatório Social de Mandaguari.

O Programa tem como principal objetivo ser um complemento e ferramenta de apoio pedagógico da grade curricular, levando-se em consideração o valor da EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADÃ para o desenvolvimento
da sociedade e do país.

O trabalho em sala de aula desenvolveu-se através da distribuição de cartilhas, explanação de conteúdos, jogos didáticos e Feirinha do Imposto. Os assuntos abordados foram:

  • Divisão Geográfica do Brasil
  • Divisão Política e os Três Poderes
  • Direitos, Deveres e Respeito
  • Eleições
  • Cidadão Legal
  • Corrupção e Pirataria
  • Tributos, Taxas e Impostos
  • O que você pode fazer para fiscalizar?
  • Atividades e passatempos