Número de incêndios em Mandaguari dispara em agosto

Volume de ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros aumentou em 170% se comparado com o mesmo período do ano passado. Corporação alerta sobre cuidados para evitar queimadas

As ocorrências de incêndio em Mandaguari dispararam neste agosto de 2021, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Desde o dia 1 do mês até esta quarta-feira (25), a corporação registrou 19 situações do gênero, a maioria foi de incêndios ambientais, as queimadas.

O volume é 170% maior do que o registrado no mesmo período de agosto de 2020 – quando a corporação havia atendido sete ocorrências de incêndio no município. Segundo a tenente Jéssica Formanquevski, esse tipo de situação é mais frequente no inverno. “Uma época de seca pra gente, onde registramos muitos incêndios em matas, queimadas”, ressalta.

Diante da alta no número de queimadas, o Corpo de Bombeiros orienta moradores para evitar queimadas. “Embora muita gente aproveite que a plantação está bem seca para limpar terreno com queimada, pedimos a colaboração para que todos se conscientizem. O risco é grande, o fogo alastra muito rápido e pode queimar alguma casa próxima”, pontua a tenente Jéssica.

“Sem falar que, além de tudo isso e os danos ao meio-ambiente, queimada é crime ambiental, que pode gerar multa e punição severa aos responsáveis”, conclui a comandante.

Como denunciar

Para denunciar queimadas, moradores podem entrar em contato com os Bombeiros pelo telefone (44) 3133-0030.