“Nós estamos com uma equipe muito boa que realmente ama Mandaguari e que quer atender a população”, diz a prefeita Ivonéia Furtado em sua primeira entrevista de 2021 na rádio Agora FM

A atual prefeita Ivonéia Furtado concedeu a primeira entrevista de 2021 nesta manhã para a Agora FM (91,3), junto com Liondas de Oliveira, o atual Secretário de Obras. 

Ela falou sobre o começo de sua gestão, sobre os cargo comissionados não exonerados, eleição do Secretário de Educação, sobre a burocratização das obras, o pessoal concursado, a pandemia do corona vírus e sua relação com a Câmara. 

Confira a seguir os principais trechos da conversa que Ivonéia teve com o apresentador Júlio César Raspinha durante o programa Show da Manhã.

Júlio César Raspinha: Estou hoje com a prefeita Ivonéia Furtado acompanhada do Secretário de Obras Liondas de Oliveira. Prefeita como foi os seus dois dias úteis como prefeita?

Ivonéia Furtado: Bom já pedimos para fazer uma roçada em alguns lugares porque o pessoal está reclamando do mato então já começamos o trabalho. Hoje é nosso terceiro dia de administração após a transição e a demanda é muito grande então neste momento nós sentimos que a população precisa muito de infraestrutura como bueiros, quebra-molas e asfalto. Nós estamos com uma equipe muito boa que realmente ama Mandaguari e que quer atender a população, não gosto de deixar a população esperando e acredito que ninguém foi embora sem ser atendido mesmo com a agenda lotada para ser cumprida. Estamos indo muito bem.

Talvez o principal problema no começo seja os cargos comissionados que não foram exonerados pela gestão anterior. Como você pretende desenrolar este assunto?

Ivonéia Furtado: Para desenrolar é necessário que eles sejam exonerados, todos tem ciência disso e não quer dizer que não possam ser recontratados. É outra demanda que estávamos observando, é importante todos saírem para começar um processo novo para não acumular.

Quando irá sair essa exoneração?

Ivonéia Furtado: Hoje irá sair algumas, amanhã também e iremos fazendo gradativamente. Quem irá entrar no lugar da pessoa estará lá voluntariamente para aprender para depois ser contratado.

Vocês já definiram data para eleição do Secretário de Educação?

Ivonéia Furtado: Sim, será no dia 13 de Janeiro das 08:30h às 16:00h. A votação será no modulo cultural e peço para que os professores e educadores votem e façam a diferença. Para quem quiser se candidatar há critérios um deles é ter pelo menos dez anos de atuação na área de educação municipal, uma qualificação e entre outros importantes, esses dados estarão disponíveis amanhã (07). Uma coisa que queria falar é sobre o corona vírus, o Rick Bennedetti estará trabalhando conosco na parte de comunicação como você bem sabe, e queremos pedir a colaboração da Rádio para ajudar a alertar as pessoas sobre o risco desse vírus. Nós iremos fazer mudanças com uma equipe um pouco maior para avaliar os indicadores e casos, a minha preocupação é com as festas de final de ano acaba aumentando os casos, mas creio que as coisas irão melhorar e tomaremos medidas para isso, precisamos lidar com grande responsabilidade. Mas para que isso aconteça preciso pedir para a população que é importante usar máscara, passar álcool em gel e manter o distanciamento social, vocês não tem noção de melhora nos dados de pneumonia, gripe e entre outras porque as pessoas estão usando mascaras e higienizando as mãos.

Liondas como foi o desafio de aceitar ser Secretário de Obras e assumir o cargo?

Liondas de Oliveira: Eu sou amigo da Ivonéia há muitos anos, sempre nos demos muito bem e eu nem esperava que ela fosse me chamar para ser o Secretário de Obras. Assim que ela ganhou na segunda-feira (16) ela foi a minha casa e disse que eu era o primeiro secretário que ela tinha em mente e fiquei um pouco receoso da ideia, meus amigos me incentivaram então tomei a iniciativa e assumi.

A informação de que você seria secretário interino, ou seja, por uma parcela de tempo, é verdade?

Liondas de Oliveira: Sim, eu tenho outros compromissos para cuidar também então preferi deste jeito.

Sobre o Plano Diretor e a burocratização para obras e reformas, como vocês irão desburocratizar essa situação?

Liondas de Oliveira: Nós estamos estudando esta situação, temos que mexer na equipe para dar certo.

É uma questão também de crescimento da cidade, temos pessoas que trabalham e querem morar aqui, mas não tem oportunidades de fazer uma construção, de comprar um imóvel porque me parece que já está tudo ocupado, será um trabalho árduo para vocês neste quesito.

Ivonéia Furtado: Com certeza, eu conversei com o Liondas sobre isso e iremos para Maringá para resolver todos os trâmites, autorizações e documentações necessárias, estamos vendo e estudando sobre com várias pessoas e vemos que todos são meus amigos o que possibilita o dialogo e um entendimento mutuo. Conversei com o Ulisses Maia, prefeito de Maringá, e ele tendo sido bem simpático, nós queremos modernizar, mas sem gastar com coisas fúteis. Para economizar precisamos ter novas tecnologias e facilitação dos processos. Quero deixar bem claro também que eu não estou acima da lei, porque muitas pessoas para ganhar a eleição fazem promessas falsas e impossíveis e eu não sou assim, iremos fazer o que manda a lei e depois faremos a mudanças necessárias.

Você irá chamar o pessoal concursado e convocado?

Ivonéia Furtado: Primeiro iremos ver o quadro e a Lei 173, estou proibida de contratar alguém. Eu posso colocar um funcionário publico num cargo de comissão, mas não posso colocar uma pessoa do cargo de comissão para funcionário público. Estamos tomando o pé de tudo isso.

Sobre a questão do corona vírus, quando será permitido a volta dos campeonatos?

Ivonéia Furtado: Essa é outra demanda, nós iremos avaliar certinho e dependo do Índice e da colaboração da população se cuidando logo poderemos fazer acontecer.

Como vai ser sua relação com a Câmara?

Ivonéia Furtado: Será muito tranquila.