“Nem convidado eu fui”, diz presidente da AEUM sobre reunião organizada pelo município

Na manhã desta quinta-feira (23) ocorreu no auditório do Módulo Cultural de Mandaguari uma reunião que tinha como objetivo tratar o transporte escolar de estudantes universitários mandaguarienses. De acordo com uma nota divulgada pela prefeitura, estavam nesta reunião pais e alunos que usam o serviço de transporte prestado pela Associação dos Estudantes Universitários de Mandaguari (AEUM), através de um convênio com o município. Porém, segundo o presidente da Associação, Leonardo Oliveira, nenhum integrante se encontrava presente na reunião, isso devido a um convite que eles não receberam.

A convocação para a reunião ocorreu através de divulgações em redes sociais, na imagem responsável pelo convite, os pais de universitários eram convocados junto de seus filhos, que em sua maioria são maiores de idade e podem responder por si mesmos. Oliveira relatou à equipe da redação do Portal Agora que tal reunião só chegou ao seu conhecimento após uma aluna lhe enviar a imagem que estava sendo veiculada. “Eu sou o presidente da associação e não fui convidado. Os pais foram convidados, mas quem são os associados? Os alunos ou os pais?”

Após a reunião, uma nota oficial foi divulgada no site da prefeitura onde era apontado que a AEUM possuía pendências existentes no convênio entre o município e a associação, que depende de aprovação do Conselho Municipal de Educação (CME). Porém, após ser consultado, Leonardo Oliveira afirmou que havia apenas uma pendência, que era uma conta de telefone, mas ele fez o pagamento com dinheiro do próprio bolso há algum tempo.

Depois da reunião para tratar do convênio com a AEUM, que, de acordo com o presidente não contou com a presença de nenhum membro da associação, um segundo encontro foi marcado para este final de semana. Segundo Oliveira, ele apenas foi convocado para a próxima reunião após consultar pessoas envolvidas.

Sobre a renovação do convênio, Oliveira relatou à reportagem que como muitas universidades ainda estão no modelo híbrido de ensino devido à pandemia, o número de alunos interessados no transporte era baixo, o que não justificava neste ano firmar um novo acordo. “Nós já procuramos o município anteriormente para esclarecer isso”, ressalta.

O presidente da AEUM diz que não sabe qual é a intenção do município em convocar uma reunião sem a diretoria da associação e o que o poder público ganha, segundo ele, distorcendo informações sobre o convênio.

Próxima reunião

Uma nova reunião será realizada para discutir a questão. O município marcou o encontro para às 13h30 de sábado (25) novamente no Módulo Cultural.