“Natal: Tempo de Boas Novas”
Lucas 2.8-11
“Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estava, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
Estamos chegando a mais um tempo de festa. O Natal é sempre comemorado com muitas luzes, presentes, confraternizações e encontros de amigos e parentes que se amam. Ambientes onde as pessoas compartilham de sentimentos ternos uns pelos outros. Momentos de reflexões sobre a vida e projetos para o próximo ano, afinal, com o Natal, também nos aproximamos da virada do nosso calendário anual.
Apesar de serem momentos maravilhosos, muitas pessoas acabam esquecendo-se do verdadeiro motivo pelo qual temos uma data tão especial para comemorarmos. Trata-se do grande e importante dia para todos os cristãos, que trazem a memória o nascimento do Senhor de toda a Igreja, Jesus Cristo. Encontramos no Evangelho de Lucas, uma narrativa sobre esse momento tão marcante para toda a humanidade.
Segundo a revelação de São Lucas, havia na mesma região onde Cristo nasceu (Judéia), alguns pastores que cuidavam de suas ovelhas nos campos, quando um anjo apareceu no meio deles manifestando a glória de Deus. Claro que uma visão como essa, assustaria muitas pessoas, como de fato aconteceu com esses pastores. Atemorizados pelo acontecido, eles receberam as “Boas Novas”, uma mensagem divina que falava sobre o nascimento do Salvador do mundo. Imediatamente esses pastores dirigiram-se para o local onde Jesus havia sido colocado, numa manjedoura.
Percebo aqui, uma mensagem tremenda, onde destaco três alertas de Deus para todos nós, principalmente para esses dias de Natal. A primeira percepção, é que Deus nos ama de uma forma tão linda que permitiu que Seu filho Jesus nascesse entre os homens e mulheres para oferecer a todos/as a possibilidade de uma vida ligada a Ele. O texto do Evangelho de João 3.16, muito conhecido entre os cristãos, faz uma alusão clara a essa afirmação, ao dizer que “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus ama a sua vida de uma maneira tão profunda que deu Seu filho para nascer, sofrer e morrer por você.
A segunda percepção é que nós não precisamos ter medo das adversidades da vida. Ao falar com os pastores, o anjo diz: “Não Temais”. Por mais assustadoras que algumas situações da nossa vida pareçam ser, nós podemos crer e confiar que Deus está no controle de todas as coisas. Se o nosso coração estiver em Deus, tudo o que acontece ou acontecerá conosco, estará ligado aos planos e propósitos de Deus para cada um de nós.
A terceira percepção, é que Jesus nasceu para transformar a realidade da nossa história. Em um mundo cheio de desprazeres, dores, sofrimentos, Jesus traz consigo a solução para que tudo seja ajustado. A Palavra de Boas Novas é: “hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Que nesse Natal, você e sua família possa receber essa boa notícia mais uma vez.
Deus ama você e sua casa e com Ele não há a necessidade de desespero ou medo, pois já nasceu o Salvador da sua vida. Que possamos correr para encontrar Jesus e deixar que Ele faça parte verdadeiramente da nossa vida, e assim, que o próximo ano seja repleto das bênçãos de Deus sobre todos/as. Que Jesus abençoe. Feliz Natal e próspero ano Novo!