Município pretende levar Educação Empreendedora para 100% dos alunos do Ensino Fundamental
O prefeito Romualdo Batista participou de reunião com os secretários de Educação, Adenise Batista e de Desenvolvimento Econômico, Paulo Conte e com o coordenador de Educação Empreendedora do Sebrae, regional noroeste, Weliton Monteiro Perdomo para discutir a ampliação do programa no município abrangendo também as instituições particulares.
O programa é realizado nas escolas municipais, para alunos de 1ª a 5ª séries, através de oficinas de pedagogia empreendedora. No final do ano o conteúdo de sala de aula é colocado em prática na Feirinha do Empreendedor onde os alunos, orientados pelos professores, confeccionam, negociam e vendem seus produtos.
De acordo com a secretária de Educação falta pouco para o projeto atender 100% dos alunos do Ensino Fundamental. “Sabemos a importância de uma formação empreendedora e seu resultado quando aplicada precocemente. Não podemos esperar esses alunos saírem da faculdade para entender o que é o empreendedorismo e como sobreviver ao mercado de trabalho. Por isso, em breve levaremos o projeto para 100% de nossos alunos”, disse Adenise.
O programa é uma iniciativa do Sebrae com os professores que participam de capacitação para que possam replicar o conhecimento a crianças e jovens, utilizando recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos, com cursos que geram interesse sobre o mundo dos negócios e ensinam aos alunos como dar os primeiros passos rumo ao sucesso em sua vida profissional futura. “Mandaguari é uma grande incentivadora do programa que já está inserido nas escolas. O que está plantado hoje nesses alunos será a transformação da cidade daqui 20 anos. Mandaguari é reconhecida pelo Sebrae como uma cidade empreendedora e com o apoio da administração municipal vamos avançar ainda mais”, comentou o coordenador do Sebrae, Perdomo.