Município fecha acordo para destinação de pneus inservíveis

Os pneus inservíveis também são considerados lixo industrial. Por isso já existe um acordo setorial, segundo o qual, os fabricantes e importadores do País tem a responsabilidade de destinar os mesmos, através da chamado logística reversa. Em Mandaguari, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo passa a fazer parte deste acordo a partir deste ano.

Segundo o secretário da pasta, Paulo Conte, “ainda não há um ponto de entrega oficial no município, ocasionando descartes irregulares, especialmente nas proximidades do barracão da antiga estação ferroviária”, explicou, acrescentando que “para não ficar a céu aberto o município recolhia o material, mas no final de dezembro fechamos um acordo com a empresa Xibiu, responsável pela coleta de pneus inservíveis nos estados da região sul, que fará a coleta possível, a partir deste ano”.

Ainda de acordo com o secretário, a entrega dos pneus será direto no caminhão da empresa, que estacionará em ponto combinado, sendo que todas as pessoas ou empresa que tiverem pneus para destinar, deverão levar e carregar o material diretamente neste caminhão”.

A empresa Xibiu é uma contratada da Reciclanip, representante em todo País do acordo fechado entre os fabricantes importadores de pneus e retirou todos pneus descartados irregularmente nas proximidades do barracão da antiga estação. “O local já foi sinalizado com um a placa alertando para que não sejam jogados pneus inservíveis ou outro tipo de resíduos”, informou Conte.

A EMPRESA

A Reciclanip, que tem parceria com a empresa que fará a coleta em Mandaguari, é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, ao de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil. Ao longo dos anos, o Programa foi sendo ampliado para todas as regiões do País e os fabricantes decidiram criar uma entidade voltada exclusivamente para esse fim.