Morador denuncia possível contaminação no córrego Juquiá em Mandaguari

Sanepar rebate e afirma que episódio foi pontual e causado por uma queda de energia em estação elevatória

Durante o último domingo (10), o internauta Wilson Penachio publicou em suas redes sociais um vídeo onde denuncia uma possível contaminação no córrego Juquiá em Mandaguari. 

Na filmagem, Penachio mostra uma grande quantidade de espuma sobre a água e questiona. “Provavelmente houve alguma descarga ali que está com essa espuma, tampou todo o córrego. Será que tem condições de sobrevivência de algum peixinho aqui?”. O morador ainda reclama do mau-cheiro no local. 

Veja o vídeo postado por Penachio.

Sanepar responde

Procurada pela reportagem do Portal Agora, a Sanepar emitiu uma nota oficial, onde informou que foi uma situação pontual, resolvida ainda durante o domingo. Confira o que diz a empresa. 

A Sanepar foi acionada na tarde deste domingo (10) após queda de energia em estação elevatória, que ficou inoperante por curto período de tempo. Equipes da Copel resolveram a situação de imediato. Desde então, a estação opera em absoluta normalidade. Ainda na tarde de domingo, técnicos vistoriaram o córrego e não observaram danos, apenas a espuma, proveniente de detergente biodegradável encontrado no esgoto, que é diluída pelo rio. Na manhã desta segunda-feira (11), conforme imagem recebida, não há qualquer vestígio de poluição ou dano ambiental.

Confira o vídeo enviado pela Sanepar à reportagem.

Em 2019, Câmara de Vereadores também denunciou contaminação no local

Não é de hoje que o córrego Juquiá é alvo de polêmicas. Em julho de 2019, a Câmara de Mandaguari protocolou denúncia no Ministério Público com os mesmos pontos apontados no vídeo de ontem: espuma na água, odor forte e alteração na vegetação local em contato com a corrente. 

À época, a Sanepar se defendeu, afirmando que possui licença de operação conforme a legislação ambiental, e prometeu a construção de uma nova estação de tratamento para os próximos anos em Mandaguari, e desde então não se teve mais notícia do caso.