Mandaguariense desiste de carreira de 14 anos para se dedicar a arte

Marcela Pereira Xavier, de 38 anos, é uma mandaguariense que em busca de sua felicidade plena abandonou a pedagogia depois de 14 anos, para se dedicar a arte, e expressar em suas pinturas o que ela desejava, sentir-se completa.

Marcela nasceu em Mandaguari e se mudou para Maringá com dezessete anos. Após se formar em psicopedagogia, ela atuou por quase uma década e meia como professora, mas sentia que faltava algo. Depois de quase quinze anos como professora, ela decidiu deixar a profissão e trabalhar com micropigmentação de sobrancelhas. Durante seis anos, ela trabalhou com micropigmentação de sobrancelhas e em entrevista a reportagem do Jornal Agora ela contou que aquilo lhe transmitia felicidade, mas não como deveria ser, não totalmente.

No ano passado, após o falecimento do pai, a pintora retornou a Mandaguari e decidiu voltar a morar em sua cidade natal. Dentre as mudanças, Marcela sentiu necessidade de reinventar-se. Em meio a seu processo de autodescoberta, ela encontrou em sua casa uma tela, branca e vazia, e foi aí que decidiu começar a pintar aquele espaço branco e a cada pincelada encher-se também de alegria pura e plena.

A cada molhada do pincel na tinta, uma nova imagem. Marcela não tinha nada em mente quando decidiu pintar seu primeiro quadro, e esse é o seu processo de produção. “Quando eu começo uma arte nova, eu sempre inicio com uma ideia e vou mudando ela com o decorrer do processo de criação, e eu nunca sei como ela vai terminar”.

Segundo ela, seu primeiro quadro lhe ajudou a descobrir um dom que esta nem sabia que existia em si. “Eu encontrei uma tela que estava guardada, e então mesmo sem inspiração eu decidi passar uma tinta branca nela e comecei a pintar o rosto de uma mulher e eu decidi postar uma foto no Instagram, o que fez com que eu começasse a receber elogios e incentivos das pessoas”. Para Marcela, este é o seu quadro mais especial e de todos os que produziu, é o único que jamais será vendido, pois foi com ele que tudo começou.

Primeiro quadro que Marcela Xavier pintou, este está com ela até hoje em sua casa. (Imagem: Arquivo pessoal)

Após três meses de sua primeira pintura, Marcela já pintou paredes, muros e inúmeras telas. “A cada tela que eu faço, eu vou descobrindo novos dons, novos talentos e técnicas. Então vou aprendendo tudo comigo mesma, e agora eu sei porque não estava 100% completa, e isso foi uma coisa muito inusitada, eu não planejei. Foi uma surpresa para mim quando eu olhei para aquela tela e vi o que eu havia feito”.

A pintora em ascensão ainda contou à reportagem que suas inspirações são muito naturais. “Eu não tenho uma inspiração específica, ou um motivo muito específico para ter começado a pintar. Justamente por ser um dom tão natural que aconteceu sem que eu nem percebesse. Eu sigo páginas de animais, e às vezes eu vejo essas fotos de animais e crio na minha cabeça uma ilustração daquilo. Então eu gosto muito de fazer uma ilustração de fotos de pessoas, jogando mais pro lado mais artístico”.

Atualmente, Marcela comercializa seus quadros e faz sucesso nas suas redes sociais. “Eu comecei como um hobbie mas logo depois eu fechei meu estúdio de micropigmentação de sobrancelhas para trabalhar apenas com a arte, então os trabalhos que eu tenho feito são todos para venda”. O único quadro que ela nunca vendeu foi o seu primeiro. “Eu não venderei ele pois foi dele que veio toda a minha trajetória”.