Mandaguariense conquista o prêmio “Orgulho da Terra 2023”

O cooperado da Cocari, Fernando Rosseto, de Mandaguari, conquistou o prêmio “Orgulho da Terra 2023”, que celebra profissionais do agro que adotam boas práticas produtivas, com foco nos pilares social, ambiental e econômico. Ele venceu na categoria Sucessão, evidenciando o trabalho no campo que passa de geração em geração.

Ele faz parte da quarta geração de cafeicultores e dá continuidade ao trabalho, e sendo motivo de orgulho para os pais e avós, que começaram essa bonita história na década de 1960. “É um trabalho bem feito, em família, que agrega valor para todos nós. Isso é muito gratificante”, completa.

“Tudo começou com meu bisavô, que foi dando oportunidade para o meu avô, que deu oportunidade para o meu pai, que foi dando oportunidade para nós. É uma sucessão que deu certo, que está dando resultado”, afirma Fernando.

Gostar do que faz

Fernando conta que a continuidade do trabalho em família aconteceu naturalmente, com o apoio e incentivo dos pais. “Desde criança, correndo pelo cafezal, a gente pegou gosto pelo trabalho e decidiu ficar aqui por amor”.

José Carlos Rosseto, pai de Fernando, é diretor conselheiro da Cocari e afirma que aprendeu com seu pai a paixão pelo café. “Sou nascido praticamente embaixo do pé de café e, desde criança, vivo dessa cultura, com a família toda junta, trabalhando com amor e carinho. Aprendemos isso com nossos pais, que aprenderam com os pais deles, e passamos para nossos filhos”, completa.

A terceira edição do prêmio Orgulho da Terra teve como tema “Desenvolver Sem Esgotar”. A iniciativa é do Grupo RIC, em parceria com o Sistema Ocepar e o Governo do Paraná.