Mandaguari tem 78 casos confirmados de dengue

O número de casos confirmados de dengue em Mandaguari mais que dobrou em uma semana, aponta boletim divulgado nesta manhã pela Secretaria de Saúde.

Já são 180 notificações de casos suspeitos, sendo 78 confirmados, 75 descartados e 27 aguardando resultado. Até a semana passada, 37 casos de dengue haviam sido confirmados.

Bloqueio perifocal

Uma das ações realizadas pela Saúde para tentar conter o avanço da doença é o trabalho de bloqueio perifocal contra o Aedes aegypti, passando inseticida na área urbana. Não se trata do fumacê, mas de outro procedimento para acabar com os focos do mosquito. O bloqueio é efetuado com bombas costais motorizadas.

O tratamento perifocal consiste geralmente na aplicação de uma camada de inseticida de ação residual nas paredes externas dos depósitos situados em pontos estratégicos como: depósitos de sucatas, borracharias e ferros-velhos, tendo como objetivo atingir o mosquito adulto que pousar na ocasião do repouso ou no momento anterior à postura de ovos.

Multas

Diante do aumento drástico de casos, o município tem tomado medidas mais enérgicas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite, além da dengue, zika vírus e chikungunya.

Uma das medidas é a abertura de processos administrativos contra empresas e pessoas físicas proprietárias de imóveis onde são encontrados focos da dengue. Esse processo pode gerar multa no valor de R$ 270 até R$ 27 mil.

As multas começam no valor mínimo, mas em casos de reincidência, a Saúde aumenta o valor da multa e encaminha os autos do processo para o Ministério Público, que pode até mesmo abrir um processo criminal nessas situações.