Mandaguari vive o pior dia da pandemia

Nesta quinta-feira, 25,dia em que o Brasil completa um ano de pandemia de Covid-19, Mandaguari viveu seu pior dia de pandemia. Como aconteceu muita coisa, a equipe do Portal Agora resume nos próximos parágrafos as principais informações do dia.

Mais mortes por Covid-19

Foram três mortes causadas pela Covid-19 em 24 horas, além da confirmação de um óbito que ocorreu na terça-feira (23).

          •José Cortesia, 83 anos, que estava internado no Hospital Bom Samaritano em Maringá. Faleceu durante a noite de quarta-feira (24), por volta de 22h25. A confirmação oficial do município ainda não foi publicada. 

          •Júlia Caetano da Silva, 64 anos, moradora do Jardim Progresso. Júlia estava com Covid-19 e, por conta da doença, estava em quarentena com a irmã, na casa onde residia. Nesta manhã ela não resistiu às complicações causadas pela doença e veio a óbito. A causa da morte foi confirmada pelo SAMU, mas ainda não oficializada pelo município.

          •Osni Wisentheiner, 53 anos, morador dos Cinco Conjuntos. Faleceu na madrugada desta quinta-feira (25), no Hospital Santa Casa de Maringá. A morte por Covid-19 já foi oficializada pelo município. 

          •Homem de 78 anos de identidade não divulgada. Faleceu na última terça-feira, internado em hospital de Maringá, mas a confirmação do município saiu apenas nesta quinta.

O total oficial de óbitos está em 31, mas, somando os casos ainda não oficializados, chega a 33.

Outros números preocupantes:

          •Quatro pacientes com Covid-19 estão no Pronto Atendimento Municipal (PAM) com sintomas graves, aguardando transferência. Os leitos de hospitais da região, de enfermaria e UTI, estão todos ocupados. 

         •Mandaguari confirmou 38 novos casos de Covid nesta quinta. 

Fiscalização com tolerância zero

O tenente Caio Henrique dos Santos, responsável pelo pelotão local da Polícia Militar, confirmou que a corporação vai atuar de forma ainda mais rígida na fiscalização do cumprimento de decretos publicados pelo município. As multas para quem não seguir as normas podem ultrapassar os R$ 20 mil.

O município prometeu um decreto ainda mais rígido como última tentativa de conter o avanço da pandemia antes de um novo lockdown. O documetno 

Surto em escola

Antes mesmo da retomada das aulas na rede estadual, 61 escolas do Paraná estão em surto de Covid-19 – os casos confirmados são de profissionais que atuam nas instituições, segundo levantamento da APP-Sindicato.

          •Entre as instituições está a Escola Estadual São Vicente Pallotti, que está tomando todas as providências necessárias e adiou uma reunião que seria presencial. 

Igreja suspende missas durante a semana

Como medida preventiva, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida vai suspender missas que são realizadas durante a semana. As alterações começam a valer na segunda-feira (1/3)

         •A medida vale apenas para celebrações de segunda a sexta-feira. As missas de sábado e domingo ocorrerão normalmente, nos horários de sempre.

         •Encontros presenciais de grupos e pastorais estão suspensos.

         •Também estão suspensas formações de batizados e casamentos.

Manifestação de agentes de saúde

Na manhã desta quinta, ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes Comunitários de Endemias) fizeram uma manifestação em frente ao Paço Municipal.

         •Os servidores, que visitam casas e estabelecimentos, alegam que o município cortou o adicional por insalubridade do pagamento deste mês.

         •O município afirma que tomou a decisão com base no laudo técnico que aponta que esses profissionais não estão na linha de frente de combate à Covid-19.


Encontrou alguma informação errada ou erro de digitação? Clique aqui e avise a redação do Portal Agora