Mandaguari participa de campanha nacional de combate à sífilis

A sífilis é uma infecção causada por bactéria (treponema pallidum), transmitida por relação sexual com pessoa infectada, que é chamada de sífilis adquirida, ou ainda transmitida para crianças durante a gestação ou parto, chamada de sífilis congênita. É uma doença infecto contagiosa de evolução crônica. Quanto ao tempo de infecção ela se classifica em latente recente e latente tardia e, quanto às manifestações clínicas, ela se classifica em primária, secundária e terciária. Na sífilis primária, seu sinal é uma lesão indolor geralmente localizada nos órgãos genitais, sem prurido e indolor, por isso pode passar sem ser percebida.

Sem tratamento ela poderá evoluir para sífilis secundária apresentando sintomas como erupções na pele. Quando não tratada entre 15 a 25% dos casos poderão evoluir para sífilis terciária, com comprometimento neurológico e cardiológico. Quando a sífilis ocorre na gestação, é muito importante que a gestante receba a medicação e que seu parceiro faça o tratamento concomitantemente, pois na ausência de tratamento ou tratamento inadequado da sífilis na gestação, provoca sérias complicações para a criança, ocasionando a sífilis congênita.

Diagnóstico – Pela metodologia de testes rápidos, O diagnóstico pode ser conhecido em menos de 30 minutos com apenas uma gota de sangue (punção digital). O tratamento para a doença é baseado na penicilina G benzatina, que está disponível em toda a rede de saúde pública. Não existe vacina para sífilis, por isso a importância de buscar o tratamento e, principalmente, seguir a medida preventiva que destaca o uso da camisinha.

No município de Mandaguari oito casos de Sífilis foram notificados neste ano, envolvendo homens e mulheres. Além de cinco gestantes e um caso de Sífilis Congênita. Para reforçar a prevenção contra a doença, a Atenção Básica em conjunto com a Vigilância Epidemiológica realiza entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana de Enfrentamento da Sífilis. A programação de testagem rápida oferecida no Postos de saúde será:

 

  • 21/10/2019 – segunda-feira: Posto de Saúde do Esplanada
  • 22/10/2019 – terça-feira: Posto de Saúde do Morumbi
  • 23/10/2019 – quarta-feira: Posto de Saúde do Vila Vitória
  • 24/10/2019 – quinta-feira: Posto de Saúde dos Cinco Conjuntos
  • 25/10/2019 – sexta-feira: Posto de Saúde do Progresso, Posto de Saúde Boa Vista e Posto de Saúde Centro