Mandaguari não vai firmar convênio para transporte universitário

Em reunião na tarde deste sábado (25) no Módulo Cultural, desta vez com a presença do presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Mandaguari (AEUM) Leonardo Oliveira, a Secretaria de Educação, o Conselho Municipal (CME) de Educação e a Prefeitura decidiram por não renovar o convênio com a AEUM, de transporte universitário, este ano.

Mesmo que algumas universidades tenham retornado com as aulas presenciais os ônibus que transportavam estudantes associados a AEUM não iram rodar este ano. O motivo, segundo o presidente da associação, é pela baixa aderência e procura dos estudantes para reafirmar o contrato que tinham com a associação, e que pela falta de estudantes eles não conseguiriam fechar ônibus para levá-los nas universidades, uma vez que o número de estudantes vinculados com a associação diminuiu o dobro durante a pandemia.

Segundo Leonardo Oliveira, poucos estudantes que estavam associados em 2020 fizeram a re-matrícula para garantir sua vaga neste ano e que pela falta de documentação dos mesmos não conseguiu voltar com o transporte de universitários.

O convênio firmado pela Prefeitura Municipal e pela AEUM garante desconto no transporte para universitários de Mandaguari que estudam em outra cidade, lembrando que não é obrigação da Prefeitura fornecer transporte universitário já que as instituições são estaduais.

Apesar do convênio não ser firmado este ano ele será analisado novamente para ser firmado em 2022, para isso é necessário que os associados apresentem suas documentações e sua rematrícula para separarem sua vaga o quanto antes já que todos os protocolos para reafirmar o convênio não são rápidos.