Mandaguari gerou 69 novos empregos em julho

A construção civil demonstrou sinais de fôlego e recuperação em Mandaguari, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mais recente, divulgado pelo Ministério do Trabalho e que traz os indicadores sobre geração de empregos em todo o país.
O relatório que traz os dados de julho aponta que Mandaguari registrou 351 contratações e 282 demissões, um resultado de 69 novos postos de trabalho no mês. Como sempre, a geração de empregos foi impulsionada pela indústria, que abriu 32 vagas.
O segundo setor que mais contratou foi a construção civil, abrindo 18 novos postos formais. Em 2018 o setor fechou o ano com apenas um novo posto de trabalho, mas desde o começo de 2019 o mercado tem se mostrado aquecido, impactando a geração de empregos de forma positiva.
E com indústria e construção indo bem, outras áreas da economia também sentem os resultados. O comércio, por exemplo, abriu dez novas vagas em julho, enquanto serviços e agropecuária abriram quatro novos postos de trabalho cada.
No acumulado do ano, Mandaguari mantém resultado positivo. De janeiro a julho ocorreram 2.449 admissões contra 2.055 desligamentos na economia local, com saldo de 394 novos postos de trabalho abertos no período. 

Jandaia
Jandaia do Sul também comemora números positivos no Caged. Em julho a cidade registrou 177 contratações e 125 desligamentos, um saldo de 52 novos empregos formais no período.
No acumulado do ano a cidade também mantém bons números, com 1.446 contratações e 1.310 demissões, tendo resultado de 136 novos empregos de janeiro a julho.

Primeiro emprego
Dado interessante que consta no Caged se refere à abertura de espaço para novas pessoas no mercado de trabalho. Em Jandaia, das 1.446 contratações feitas no ano, apenas 131 foram para o primeiro emprego. 
Em Mandaguari os números foram bem semelhantes, pois das 2.449 admissões, apenas 324 foram ocupadas por pessoas que estavam ingressando no mercado de trabalho. 

Rotatividade
Outro dado interessante é que as ocupações que dão mais oportunidades a pessoas inexperientes são justamente as com mais rotatividade. Em Mandaguari, de janeiro a julho, a função para a qual mais se contratou foi magarefe, que é responsável por realizar corte e beneficiamento de bovinos e aves, por exemplo. Foram 308 contratações no período e 246 demissões apenas para esta atividade.
Em Jandaia, a rotatividade maior é para auxiliar de escritório. Foram 75 contratações e 55 desligamentos para a função desde o começo do ano, aponta o Caged.