Mandaguari e Jandaia do Sul terão obras na malha ferroviária

A linha férrea em Mandaguari, Jandaia do Sul e outras cidades da região deve passar por mudanças em breve. Ao menos é o que prevê proposta da deputada federal Luísa Canziani (PTB). A parlamentar tem articulado uma série de reuniões com a participação de prefeitos e diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para tratar de obras de alteração e melhorias na malha férrea que corta os municípios. 
Ao Jornal Agora, Luísa explica que a proposta surgiu da demanda dos prefeitos por conta dos acidentes registrados na linha férrea. “Não só de Mandaguari, mas de outras cidades que acabam tendo problemas com a ferrovia. Ela acaba atrapalhando demais o fluxo, e divide a cidade em ‘pra cima ou pra baixo da ferrovia’, então precisamos buscar obras de infraestrutura para solucionar o problema”, aponta.
Além de Mandaguari e Jandaia, os projetos contemplam ainda Marialva, Morretes, Sarandi e Paranaguá. Os prefeitos Romualdo Batista (Mandaguari), Ditão Pupio (Jandaia do Sull) e Victor Martini (Marialva) já participaram das reuniões virtuais para conhecer o projeto do Dnit e também apresentaram as necessidades de mudanças e melhorias no traçado dos municípios. 
Agora, técnicos do Dnit deverão procurar as prefeituras para início dos estudos de viabilidade técnica. Depois que os estudos estiverem concluídos será feita a contratação do plano executivo e posteriormente lançada licitação para início das obras.
“Por isso, estamos trabalhando para que essas obras saiam do papel porque certamente vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”, avalia a parlamentar. Ainda ao Jornal Agora, Luísa Canziani afirma que já procurou a Rumo, concessionária da linha férrea. “Apesar a da recepção positiva, deixei a empresa ciente que, para renovar a concessão da malha ferroviária, uma das condições é a realização de obras”, detalha.
Como a proposta está em fase inicial, ainda não há data definida para que as obras ocorram.