Mandaguari divulga plano de vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Mandaguari divulgou, nesta segunda-feira (1º), o Plano de Ação Municipal de Vacinação Contra a Covid-19. O documento prevê a imunização de 10.276 pessoas, que fazem parte de grupos prioritários, ainda em 2021. 

Em comunicado oficial, o município informa que o plano foi elaborado por conta da chegada das primeiras doses de vacina no primeiro trimestre de 2021, seguindo as orientações do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. O comunicado também esclarece que o número de pessoas a serem imunizadas é uma estimativa, ou seja, é preciso levar em conta que a distribuição das doses ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes de forma gradual e escalonada. 

Veja a seguir os grupos prioritários que constam no plano de vacinação.

Entre os objetivos específicos do plano, está o de seguir a definição de grupos prioritários para vacinação estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de organizar fluxos e prever logística para recebimento, armazenamento e distribuição de vacinas e insumos.

O plano prevê o monitoramento dos eventos pós-vacinação, seguindo o que está disposto no Protocolo de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Eventos Adversos Pós-Vacinação (VEAPV), elaborado pelo Ministério as Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além dos grupos prioritários e seus quantitativos, o plano também apresenta a definição de trabalhadores de saúde que atuam em serviços de saúde, em conformidade com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNI/MS,2021, 2ª Edição).

O Plano de Ação Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 pode ser conferido clicando aqui (PDF).