Mandaguari, cidade monitorada

É senso comum entre as autoridades policiais que, por estar em um ponto entre Maringá e Londrina, Mandaguari acaba sendo uma cidade muito visada por criminosos. E com o objetivo de diminuir as investidas externas no município, o Conseg Pioneiros lançou e está reforçando o programa “Mandaguari, cidade monitorada”.

O conselho de segurança, com auxílio de empresas locais, está há aproximadamente três meses instalando e ativando câmeras de monitoramento em pontos estratégicos do município. “O projeto com câmeras é diferente, porque não há necessidade de se aguardar que todas estejam instaladas para que a primeira possa começar a monitorar”, explica o advogado Fernando Nanuncio, presidente do Conseg.

Por questões de segurança, o conselho não revela o número exato e nem a localização das câmeras. “Mas posso assegurar que estão cobertas as principais entradas e saídas de Mandaguari com câmeras potentes e eficazes. E boa parte dos principais entroncamentos e zoneamentos de movimentação estão monitoradas”, complementa.

Ao Jornal Agora, o presidente do Conseg explicou que cada câmera é ligada a dois painéis de monitoramento. As imagens são disponibilizadas em tempo real a centrais acessadas pelas polícias Civil e Militar. “As autoridades policiais têm acesso ao vivo às câmeras e conseguem até mesmo ter acesso a filmagens de períodos anteriores. Então, se estiver ocorrendo alguma ação periculosa, é possível que um policial ou alguma autoridade vá e monitore as entradas ou outros pontos ao vivo, e também consegue usar as imagens em investigações”, aponta o advogado.

Ferramenta

Nanuncio afirma que o foco do projeto é a ação preventiva. “Quando você instala um sistema de segurança, não é torcendo para que filme ladrão. A ideia é inibir, fazer com que o criminoso saiba que o local é monitorado e não queira agir ali. Assim funciona o programa. Queremos propagar essa informação de que a cidade é monitorada, inicialmente para evitar que assaltantes venham atuar no município”.

O presidente do Conseg avalia ainda que o “Mandaguari, cidade monitorada”, é um dispositivo de auxílio às autoridades. “Nós não substituímos a autoridade policial em nada. As responsabilidades de patrulhamentos, rondas e investigação continuam sendo das polícias Civil e Militar. O projeto existe para dar ao município uma ferramenta a mais para que possa coibir e solucionar alguns casos de roubos”, detalha.

Aquisição e manutenção

Ainda à reportagem, o advogado detalhou como funciona a manutenção das câmeras de monitoramento. Para ele, o programa é uma espécie de casamento do setor público com interesse privado.

Algumas das câmeras estão instaladas em fachadas de empresas que atuam como parceiras da iniciativa. O Conseg faz a aquisição e instalação do equipamento, e os custos mensais de manutenção do sistema são suportados por essas empresas. “Elas ganham o monitoramento de suas fachadas, mas 90% da câmera pega o zoneamento público”, ressalta.

Nanuncio faz questão de deixar claro que o Conseg atua com recursos obtidos através de doações de empresas parceiras e promoções realizadas pelo conselho.

Como colaborar

Quem estiver disposto a colaborar com a iniciativa pode obter mais informações no site do Conseg Pioneiros. O endereço é www.consegpioneiros.com.br. Tanto moradores quanto empresas são bem-vindos a participar.

No entanto, Nanuncio ressalta que a maior colaboração é “espalhar a palavra”. “Quem compartilhar o programa em redes sociais, em meios de comunicação e afins já está auxiliando muito. Com isso, já auxiliamos a construir uma cidade muito mais segura para todos”, conclui.

Costelada beneficente

Durante a entrevista que concedeu ao Jornal Agora, Nanuncio falou também sobre a realização da 3ª Costelada Beneficente do Conseg Pioneiros. O evento é promovido para arrecadar fundos que serão investidos pelo conselho em programas como o “Mandaguari, cidade monitorada”.

A costelada ocorrerá no dia 10 de novembro, no Clube dos 33. Os cartões individuais, que são vendidos a R$ 40, podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda:

  • Nanuncio Advocacia – Rua Manoel Antunes Pereira, 725, Centro;
  • Autoescola Mandaguari – Rua Manoel Antunes Pereira, 751, Centro;
  • Command Perfect – Rua Tadashi Utiume, 95, Parque Industrial I.