Mais de três mil alunos se preparam para a volta às aulas em Mandaguari

A partir desta quarta-feira (6), teremos o início de mais um ano letivo em Mandaguari. Até o momento, quase 3.500 alunos da rede municipal de ensino já estão matriculados nas dezesseis instituições de ensino. Mas estes números podem mudar. Isso porque muitos pais resolveram deixar para a última hora e ainda não fizeram a matrícula de seus filhos. Situação preocupante, pois além de correr o risco de não encontrar vagas, há punições previstas em lei para os casos de evasão escolar.

Vale ressaltar que crianças que completam quatro anos até o dia 31 de março devem estar matriculadas. Isso por que a Lei nº 12.796, de 2013 determina que a educação básica e obrigatória inicia a partir dessa idade. Também há sanções previstas para os pais cujos filhos não estevam frequentando a escola.

Mudanças

O Jornal Agora entrevistou a secretária de Educação de Mandaguari, Adenise Batista. Ela afirmou que, neste ano, o calendário será diferente em duas escolas. “Nós iniciamos uma reforma na João Batista Frujuelli, que infelizmente não ficou pronta a tempo do retorno das aulas. Por isso os alunos que lá estudam, voltarão apenas no dia 13”, explica.

Ainda de acordo com a secretária, está marcada para este mês a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rose Meleiro, também conhecida como CMEI Jardim das Torres. “Faremos a inauguração no dia 15 de fevereiro e as aulas começam no dia 18. Por isso, estamos solicitando para que os pais que colocaram o nome de seus filhos na lista de espera de lá, venham até a Secretaria de Educação, visto que nós não estamos tendo dificuldade para entrar em contato com eles”, disse.

Semana Pedagógica

Como acontece em todos os anos, a semana que antecede a volta às aulas é de capacitação para os profissionais da educação. Nos dias 4 e 5 eles passarão pela semana pedagógica, quando serão ministradas palestras motivacionais, além de oficinas pedagógicas e sobre relações interpessoais.

Ainda de acordo com a secretária, a ideia é de que no primeiro dia os treinamentos com os funcionários sejam feitos na escola em que atuam, e o segundo no Centro de Convenções Dr. Décio da Silva Bacelar. “Isso por que nós queremos reforçar esse pensamento de rede. Somos uma rede municipal de educação, estamos todos juntos. Queremos deixar claro que não há diferença de uma escola para outra, não há em Mandaguari uma escola municipal melhor do que a outra”, afirmou.

Uniformes

Já sobre a entrega dos uniformes, a secretária esclarece que os kits estão sendo confeccionados e que a previsão de entrega dos uniformes é para o próximo mês. “Estamos trabalhando em um cronograma para entregar as peças em março. Tivemos um problema com a licitação para confecção das camisetas, por causa do valor. Mas abrimos uma nova e esse problema será resolvido. No próximo mês nossos alunos receberão peças novas”, esclarece.

Transporte

A secretária ressalta ainda que neste ano os alunos das redes municipal terão, obrigatoriamente, que fazer uso das carteirinhas de transporte escolar. É necessário que os pais compareçam no setor de transporte da Secretaria e retirem o documento. “A medida, além de atender uma resolução do Governo do Estado, garantirá mais segurança e comodidade aos alunos que serão transportados”, finaliza.
 

*Reportagem publicada na 288ª edição do Jornal Agora