Lindeiros acusam Viapar de traição

Na semana passada, a disputa entre motoristas de Mandaguari e a concessionária responsável pela praça de pedágio local ganhou mais um capítulo. A Viapar conseguiu na Justiça uma liminar autorizando o bloqueio de um dos acessos à Estrada Terra Roxa, que funcionava, até então, como rota alternativa ao pedágio.

Às 2h de sexta-feira (11), sim, durante a madrugada, a concessionária enviou funcionários para fazer valer a decisão e fechar o trecho que sai após a praça, no sentido Maringá. Porém, lindeiros* daquela região evitaram o bloqueio inicial. No mesmo dia, os moradores foram até a praça e abriram as cancelas, um ato na tentativa de “ferir Golias”.

Os lindeiros prometem manifestações diárias até que a questão seja resolvida. Os moradores daquela área não estão lutando pela liberação completa da Terra Roxa, mas sim uma disputa mais específica. As únicas entradas para a estrada rural que permanecem abertas são duas, uma que fica pouco após a saída de Mandaguari e outra que fica alguns metros após o posto da Polícia Rodoviária Federal. Ou seja, na prática, os motoristas conseguem entrar na estrada, mas não conseguem sair.

Os lindeiros recorrem a Marialva para usufruir de serviços básicos como saúde e educação, além de escoar suas produções. Na prática, agora os lindeiros precisam subir dois quilômetros até o trevo próximo à PRF, passar pelo pedágio, ir a Marialva ou Maringá e, na volta, precisam dirigir dez quilômetros a mais para voltarem para suas casas, já que só conseguem um retorno próximo ao contorno de Mandaguari.

Traição

Na ação em que conseguiu a decisão para bloquear a Terra Roxa, a Viapar assinou um documento assinado por lindeiros pedindo o bloqueio. Moradores ouvidos pela reportagem alegam, porém, que foram enganados pela concessionária.

Os lindeiros teriam sido informados que iriam assinar um documento que garantia a eles passagem gratuita pelo pedágio. Eles assinaram sem ler. Além da “rasteira”, afirmam ainda que a concessionária não concedeu aos moradores o desconto de 100% na praça de pedágio.

Derrota histórica

A decisão judicial de fechar a Terra Roxa é uma derrota histórica para Mandaguari, que viu cair por terra a conquista obtida pelo movimento Tarifa Zero em 2017. A Prefeitura de Mandaguari alega que a concessionária vai manter o desconto de 80% para motoristas locais, mas na prática não há um dispositivo legal que garanta isso – o atual contrato de concessão, aliás, se encerra em novembro, e qualquer acordo com a empresa perde o valor – e também não resolve o problema dos lindeiros.

A luta não está perdida por completo. Se em 2017 o Tarifa Zero uniu uma cidade inteira, em 2021 os lindeiros estão segurando as pontas para evitar o bloqueio total da Terra Roxa.

*Uma propriedade lindeira é um imóvel que fica às margens ou proximidades da rodovia. Ou seja, neste caso, lindeiro é um termo que se refere a cada morador da Estrada Terra Roxa.