Jorge do Alambique: De vice à candidatura para prefeito de Mandaguari
Agricultor, ex-vereador por quatro mandatos, vice-prefeito de Mandaguari e candidato a prefeito.
João Jorge Marques, o Jorge do Alambique como é conhecido, tem uma grande trajetória política em Mandaguari e decidiu lançar sua candidatura a prefeito nas eleições municipais de 2024. A história de Jorge é marcada por sua persistência e trabalho político na cidade, principalmente na área rural. Agricultor, ex-vereador por quatro mandatos e agora vice-prefeito de Mandaguari, ele se sente preparado para assumir a liderança da cidade.
“Primeiro que esse papel de vice nos engrandece, fico feliz porque o papel de vereador eu fiz bem e permaneci meus votos, fui crescendo ao longo dos mandatos. Isso significa que a gente faz um bom trabalho na comunidade e a comunidade nos aprova de novo para continuar à frente do município”, comenta Jorge, refletindo sobre sua carreira política.
De vice à candidato a prefeito
A decisão de se candidatar a prefeito veio após muitas conversas e sondagens com a comunidade. “Chegou um momento que o pessoal também falou que eu poderia ter sido na outra e que agora é a minha vez”, explica. Jorge acredita que seu trabalho como vice-prefeito e a aprovação que recebeu da comunidade o tornam um candidato forte para esta disputa.
Propostas e campanha
Jorge destaca a importância de desenvolver a cidade em áreas chave como moradia, saúde, segurança e emprego. “A cidade precisa hoje de no mínimo 1.300 casas para dar uma equilibrada na moradia na nossa cidade porque esta em falta”, aponta a necessidade de políticas habitacionais. Além disso, ele ressalta a necessidade de melhorar a saúde pública, valorizar os profissionais do setor e investir em segurança e desenvolvimento industrial.
Parceria com o agro
Seu vice na chapa será o empresário Edson Lopes, trazendo experiência no agronegócio e na indústria. “Mandaguari hoje vem com uma dupla do agronegócio e agroindústria porque o Edson é do agro e da indústria, trazendo uma boa bagagem de responsabilidade, carinho, comprometimento e compromisso com o nosso município”.
Trajetória política
Jorge veio do agro, é agricultor e começou sua longa trajetória na política em 1996 como candidato a vereador e seguiu assim por quatro mandatos, foi diretor de Agricultura do município, foi cassado e em 2008 voltou ao cargo de vereador, onde continuou até 2020 quando se tornou vice-prefeito de Mandaguari, ao lado da atual prefeita Ivonéia Furtado.
PR-444
Jorge teve um papel importante nas obras da PR-444. A PR-444, que faz entroncamento com a BR-376, em Mandaguari, integra o principal corredor de ligação entre Londrina e Maringá e demais municípios da região, onde está sendo feito uma trincheira, dois viadutos, alças de acesso e vias marginais. A obra é fruto de um convênio entre o governo do Paraná e o município, cerca de R$ 26,2 milhões foram investidos. Jorge coordenou as ações e de um grupo de empresários mandaguarienses junto ao poder público para que a obra saísse do papel e foram investidos cerca de R$ 500 mil.