Iza Mazzo deixa Mandaguari

A juíza responsável pela Vara Cível de Mandaguari, Iza Maria Bertola Mazzo, está deixando a cidade. A partir desta sexta-feira (18) ela assume a 6ª Vara Cível de Maringá.
Ao Jornal Agora, a magistrada afirma que se despede com a sensação de dever cumprido. “Meu balanço é positivo. Acredito que fiz o máximo que estava ao meu alcance. Foram muitas dificuldades ao longo do período, mas acredito que foram todas superadas. Tudo que me propus a fazer, felizmente consegui, e saio daqui feliz por ter feito o trabalho”.

Condenações
Na cidade desde 2012, a juíza causou polêmica ao condenar nove agentes públicos, entre eles ex-prefeitos de Mandaguari, por improbidade administrativa. 
Apesar da impopularidade inicial, a magistrada acredita que o “serviço sempre fala mais alto”, e a comunidade local se acostumou, aos poucos, às condenações de pessoas públicas. “Na verdade, aquelas decisões por improbidade precisavam ser feitas, porque existiam processos que aguardavam julgamento há anos. O impacto que ocorreu foi em razão da ausência de decisões parecidas em momentos anteriores”.
“Acredito que, posteriormente a isso, outras sentenças aconteceram, condenatórias também, e mesmo assim as pessoas já não estranharam tanto. A resistência inicial eu acredito que se deveu à surpresa pela ausência de julgamentos anteriores”, complementa.

Agilidade
Em seu período à frente da Vara Cível, a magistrada também buscou agilizar o andamento dos processos. “Ninguém gosta de esperar. Procuro realizar o trabalho da maneira mais célere e qualitativa possível, porque tenho essa consciência de que todo mundo tem sua pressa, encara o tempo a seu modo, então pra não desvalorizar e nem abreviar o tempo, procuro respeitar os prazos processuais”, pontua.

Transição
Sobre o processo de transição para Maringá, a juíza confirmou que de fato quinta-feira (17) foi seu último dia em Mandaguari. “O juiz Leandro Albuquerque Muchiuti vai ser o responsável por atender as questões urgentes até a vinda do novo juiz titular”.
Um substituto definitivo ainda não foi anunciado. A partir desta sexta começa a contar um prazo de cinco dias para que magistrados se candidatem à vaga deixada por Iza em Mandaguari. 
Esgotado esse prazo, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) vai analisar os nomes e colocar o assunto em pauta. A expectativa é de que o próximo juiz responsável pela Vara Cível de Mandaguari seja anunciado até o começo de novembro.