Ivonéia veta projeto que considera costelada prato típico de Mandaguari

A prefeita Ivonéia Furtado vetou integralmente o projeto de lei que estabelece a costelada como prato típico de Mandaguari. A decisão foi encaminhada à Câmara de Vereadores, que havia apresentado e aprovado a lei.

Agora, o projeto volta à Câmara, que pode manter o veto ou derrubá-lo e promulgar a lei.

Justificativa

Em nota publicada pela assessoria de imprensa do município, a prefeita alega que a Câmara não realizou consultas públicas ou estudos sobre o tema. Afirma também que a escolha da costelada “nada traz de novo nesta localidade”. 

Em seu ofício, a prefeita embasa sua decisão também no resultado de uma enquete promovida pelo município em redes sociais e que contou com 470 votos, dos quais 47,9% optaram pelo frango com polenta. 

A ideia da gestão, aliás, é promover um concurso gastronômico incentivando a preparação do frango com polenta. 

Câmara deve derrubar veto

Vereadores ouvidos pela reportagem confirmaram que a Câmara deve derrubar o veto da prefeita. A justificativa dos legisladores é de que um prato típico deve celebrar algo que já faça parte da cultura e gastronomia local, e não “trazer algo novo”. Na visão dos vereadores, a costelada estar presente em promoções de entidades locais justifica a escolha. 

Prato típico atual é desconhecido

Por lei, o prato típico de Mandaguari é tilápia na brasa. A escolha foi feita nos anos 1990, para fomentar a piscicultura, que até hoje é uma atividade inexistente no município. Além de não surtir o efeito desejado, o prato nunca esteve no cardápio de restaurantes locais.