Iniciativa promovida entre Cocari e Nortox, Projeto Olho D’Água restaura nascente número 1.000

Preservar nascentes localizadas em propriedades de cooperados da Cocari é o objetivo do Projeto Olho D’Água, que foi lançado em 24 de novembro de 2009 – Dia do Rio, em uma iniciativa promovida em parceria entre Cocari e Nortox, com apoio de órgãos ambientais. E nesta quarta-feira (28) – Dia do Agricultor, foi realizado um evento para comemorar a restauração da nascente de número 1.000, reunindo um número restrito de participantes, devido à pandemia de Covid-19, que representaram as inúmeras famílias beneficiadas com o projeto. O evento marcou também o início das comemorações aos 60 anos da Cocari. A milésima nascente restaurada fica localizada na Estância Ricardo, em Mandaguari-PR. 

Participaram da cerimônia, Dr. Marcos Antonio Trintinalha, presidente da Cocari; Vanderlei de Souza, consultor de Comunicação e Marketing da Nortox, representando toda a diretoria da empresa; Moacir Luiz Pereira Valentini, representando o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; Jucival Pereira de Sá, chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), representando o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; Maria Merdeces Nardini (Kika), representando o chefe do escritório regional de Maringá do Instituto Água e Terra (IAT); Edson Luiz Diego Almeida, chefe regional do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/Paraná); Sérgio Luiz Zafalon, gerente local do IDR/Paraná; e Lauro de Souza Silva Junior, prefeito de Jandaia do Sul-PR; e demais representantes municipais. Também participaram alguns conselheiros, superintendentes, gerentes, colaboradores e cooperados da Cocari e a imprensa regional. 

Na abertura do evento, Dr. Marcos Antonio Trintinalha, presidente da Cocari, destacou a satisfação com o desenvolvimento do projeto. “É um dia especial para comemorar essa milésima mina, momento também para voltarmos um pouco ao passado, quando iniciamos esse projeto, em 2009, que foi inspirado em uma ação realizada em Cascavel-PR e que nós trouxemos para a nossa região de atuação. É fruto de um trabalho realizado em conjunto com a Nortox, nossa parceira de longa data”, disse. 

“Na época do lançamento do projeto, na propriedade da Família Peloso, em Mandaguari, o então secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, destacou que a iniciativa é uma atitude de amor à natureza, e é assim que realmente tem acontecido em toda a área de atuação da Cocari. A mudança que ocorre na propriedade com uma nascente restaurada é enorme, é um trabalho desenvolvido de maneira simples, mas que faz muita diferença aumentando a vazão de água e preservando a natureza”, destacou. “Fazemos um trabalho para preservar a água nas propriedades para as futuras gerações e é algo que nos motiva a continuar esse projeto, melhorando a vida do agricultor e preservando o meio ambiente”, frisou.  

O presidente da Cocari falou sobre o dia especial para o meio rural. “Escolhemos esta data em especial porque é o Dia do Agricultor, para reforçar a importância de valorizarmos o homem do campo, porque sabemos que alguém levantou às 4 da manhã hoje para a lida no campo, para tirar leite, para colher verduras. Estamos em um ano de dificuldades climáticas e precisamos valorizar a agricultura ainda mais”, afirmou. “E que venham mais mil minas restauradas porque vamos continuar com esse trabalho que é fruto daquilo que queremos deixar para nossos netos, bisnetos, pois todos são e serão beneficiados”, complementou. 

Parceria de sucesso

Vanderlei de Souza comentou sobre a conquista com a marca de mil nascentes restauradas. “Estive no lançamento da mina de número 1 e hoje, fazendo uma viagem de quase 12 anos, conseguimos perceber que muita coisa importante aconteceu ao longo desse tempo. Em 2014 o Projeto Olho D’Água foi apresentado no Ministério da Agricultura, em Brasília, como referência em uma publicação elencando as ações ambientais mais importantes em andamento no Brasil naquele ano. A ação também recebe o Selo Chico Mendes desde 2014, já conquistou o Troféu Cooperativa do Ano em premiação da Organização das Cooperativas Brasileiras. E é uma iniciativa que foi sendo replicada em outras regiões, com outras instituições vindo conhecer essa ação para levar a ideia para seus municípios. É a Cocari ensinando o Brasil como se faz para preservar uma mina com qualidade, para sair do discurso de preservação e fazer acontecer isso na prática. Esse projeto é mais do que 10, ele é 1.000!”, salientou o consultor de Comunicação e Marketing da Nortox. 

Importante iniciativa

Moacir Luiz Pereira Valentini frisou a relevante marca conquistada neste trabalho em parceria. “É uma emoção muito grande saber desse trabalho, dessa conquista com a restauração de mil nascentes em propriedades rurais. Parabéns pela iniciativa e o governo do Estado se coloca à disposição para contribuir com essa realização”, destacou o representante do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

O chefe regional da Seab em Maringá, Jucival Pereira de Sá, parabenizou os envolvidos na realização da iniciativa. “Deixo os parabéns a essa parceria da iniciativa privada com a cooperativa e o poder público. Parcerias como esta é que realmente fazem a diferença em todo o desenvolvimento regional. Vocês estão plantando o futuro das novas gerações e essa é a grande importância. Sou neto e filho de agricultor, hoje sou agricultor no Mato Grosso do Sul e tenho acompanhado o desenvolvimento da Cocari e a preocupação com o meio ambiente e a agricultura, promovendo a sustentabilidade”, enfatizou. 

Maria Merdeces Nardini (Kika), do Instituto Água e Terra (IAT), também parabenizou a Cocari e a Nortox pelo trabalho. “Parabéns pela iniciativa de restauração da milésima mina. Sabemos da importância desse projeto porque a falta de água não é algo que está longe de nós, é um problema que vem chegando cada vez mais perto da gente. Apoiamos a realização de outro projeto com a Cocari e a Apae, na produção de mudas de espécies nativas, e estamos à disposição dos agricultores. Temos de preservar o meio ambiente porque sem água não fazemos nada nem produzimos alimentos”, comentou. 

Lauro de Souza Silva Junior, prefeito de Jandaia do Sul, reforçou que a ação serve de exemplo. “Da mesma forma que vocês, da Cocari, se espelharam em uma ação realizada em outra região, nós também estamos aprendendo com a Cocari. Em 2017, na condição de vereador, solicitei que nos auxiliassem em iniciativa semelhante e assim foi feito. E este trabalho tem continuado neste início de mandato na prefeitura, em que nossos profissionais de Jandaia do Sul foram capacitados e hoje contamos com o Projeto Água é Vida, por meio do qual já restauramos 11 nascentes. Preservar as propriedades é preservar a vida. E é isso que a Cocari sabe muito bem fazer. A ação de vocês muda a vida das pessoas, motiva a comunidade e estamos felizes de ter a Cocari em nosso município”, relatou. 

Homenagens

Durante o evento foram entregues homenagens ao cooperado da nascente de número 1, Nelson Peloso; ao cooperado da nascente de número 1.000, José Antonio Ricardo; ao restaurador de mina d´água na Cocari, Dorival Silvestre dos Santos, responsável direto pelo trabalho realizado nas mil nascentes; e à parceira Nortox. 

60 anos da Cocari 

Em 7 de fevereiro de 2022, a Cocari completa 60 anos. O presidente Dr. Marcos Antonio Trintinalha comentou sobre a importante data. “Estamos em constante evolução e teremos novos projetos para o desenvolvimento da nossa cooperativa. Não é qualquer empresa da região que tem esse faturamento que temos e também não é qualquer instituição que deixa onde está o resultado que obtém. Temos dificuldades, mas temos gente com vontade, com iniciativa, trabalhando para fazer acontecer. Estamos rumo aos 60 anos da Cocari e temos que comemorar e muito!”, finalizou.