Impasse: Após presidente “abandonar” cargo, associação de universitários precisa fazer nova eleição para não fechar as portas

A Associação dos Estudantes Universitários de Mandaguari (AEUM) vai precisar fazer uma nova eleição, de forma emergencial, para não fechar as portas. A situação veio a público após reclamações de estudantes, que procuraram a reportagem do Portal Agora reclamando que o então presidente da Associação abandonou o cargo nos últimos dias.

Por conta da pandemia de Covid-19 e da suspensão das aulas presenciais por quase dois anos, a AEUM passou por momentos dramáticos e até a incerteza da renovação de convênio com o município. Quando a negociação parecia ter começado a andar, um novo golpe: o presidente da associação, Leonardo A. de Oliveira, deixou o cargo. Sem saber o que fazer, universitários entraram em contato com a reportagem, cogitando até pedir na Justiça um mandado de segurança para a passagem de cargo.

Procurado pelo Portal Agora, Leonardo respondeu com um comunicado oficial – leia ao final da reportagem – no qual informa que precisou se ausentar da presidência por motivos pessoais. Na mensagem, relata ainda que a chapa da qual fazia parte não possui nenhum nome para indicar, o que acarretaria no fechamento da AEUM. 

Para que o fechamento não ocorra, dez associados que já utilizavam o transporte antes da paralisação das universidades, para que montem uma chapa, escolham um novo presidente e possam assumir a associação e retomar o transporte a partir de 2022.

Confira o comunicado enviado por Leonardo à reportagem:

Comunicado
A Associação dos Estudantes Universitários de Mandaguari  (AEUM), vem por meio deste, comunicar que até o retorno presencial das aulas não poderá exercer suas atividades de transporte universitário.

O motivo: A instituição necessita de uma nova eleição, a qual só poderá acontecer com associados a mais de um ano na instituição. A Vigência da atual presidência está em vigor até abril de 2022, no entanto o presidente atual, Leonardo A. de Oliveira necessitará se ausentar do cargo por motivos pessoais e, não tem nenhum nome na atual chapa para indicação, o que acarretaria no fechamento da instituição, podendo ser reaberta futuramente.

Para que a instituição não feche, precisamos de 10 associados que já utilizavam o transporte para fazer uma nova chapa, e elegerem um novo presidente e dar continuidade no transporte.

A AEUM passou por momentos difíceis durante a pandemia do COVID-19, sendo uma instituição sem fins lucrativos, teve que fechar suas portas, pois pagava aluguel do ponto, água, internet etc…

Então, os associados interessados em montar uma chapa devem ligar para Camila, Diretora Financeira, no telefone 44-99849-4257 para maiores explicitações.